(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Federação Inglesa de Futebol causa polêmica nas redes sociais com tweet machista

A FA foi duramente criticada por uma tentativa de tributo à seleção feminina de futebol que conquistou o bronze no Mundial do Canadá


postado em 06/07/2015 16:42 / atualizado em 06/07/2015 17:02


Uma tentativa de tributo ao desempenho da seleção feminina de futebol da Inglaterra na Copa do Mundo acabou em polêmica nas redes sociais - e não à toa. "Nossas leoas voltam a ser mães, companheiras e filhas hoje, mas elas conquistaram outro título - heroínas", dizia o tweet publicado pela Football Association, a federação inglesa de futebol, na manhã desta segunda. Não demorou para que a mensagem fosse deletada, mas não antes de virar alvo de críticas de internautas do mundo inteiro que condenaram a FA pelo comentário considerado machista.

"Para todos vocês que imaginavam como o Twitter seria nos anos 50, a @england prestativamente os ajudou", disse Lee Jenkins. Na mesma linha, o internauta Ryan Broderick comentou: "Bom, acho que essa é a última vez que a @england deixa um viajante do tempo do século XIX gerenciar suas contas em redes sociais". Também em um tom de sarcasmo, Stuart Heritage brincou: "Tweet da @england em 2018: Nossos leões voltaram a ser incapacitados e vendedores de sapatos, mas eles têm outro título - decepções".

A seleção feminina inglesa - composta por atletas profissionais que disputam, em sua maioria, o Campeonato Inglês - chegou à semifinal da Copa do Mundo e voltou para casa com a medalha de bronze, feito inédito para as 'Leoas'. O terceiro lugar no torneio é, inclusive, a melhor posição conquistada pelo país nos Mundiais de ambos os sexos desde que o time masculino venceu o torneio em 1966.

A federação inglesa se defendeu dizendo que a frase foi tirada de contexto. Segundo a FA, o tweet vinha com o link para uma matéria postada em seu website que falava sobre as jogadoras estarem de volta com suas famílias após o término do Mundial disputado no Canadá. "A história completa era um artigo mais amplo de boas-vindas que tentava refletir as muitas histórias pessoais dentro da equipe, assim como vinha sendo feito ao longo do torneio", disse um porta-voz da FA à BBC. "No entanto, nós entendemos que um elemento da história parece ter sido tirado de contexto e o paragrafo de abertura foi subsequentemente alterado para refletir isso", completou.

"Foi bom ver que a @england se livrou do tweet machista, mas essa atitude em relação às mulheres existe em todos os níveis dentro do futebol nesse país", desabafou Joanna Tilley. Ainda em revolta, a usuária Polly Grice disse: "Não acredito no que a @england twitou sobre as 'leoas'. Quem aprovou isso? Machista e degradante". "Em um tweet, a FA fez o relógio do feminismo voltar 100 anos no tempo", ponderou Linda Semple. Apesar de revoltar muitos, alguns internautas entenderam que a repercurssão teria sido exagerada. À essas dúvidas, a usuária Heather Stanley ponderou: "Homens não são descritos como pais, irmãos e maridos quando voltam para casa".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)