(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Explosão de mina terrestre mata cinco soldados no leste da Ucrânia


postado em 05/07/2015 11:22 / atualizado em 05/07/2015 12:00

Cinco soldados ucranianos morreram na explosão de uma mina terrestre no leste separatista pró-russo da Ucrânia, anunciou neste domingo um porta-voz militar, Olexandre Motouzianyk. "Cinco soldados foram mortos na explosão de uma mina, três outros ficaram feridos", disse, observando que a tragédia tinha ocorrido na região de Lugansk.

"Os feridos receberam ajuda médica. Suas vidas não estão em perigo". Sete soldados das forças pró-ocidentais também ficaram feridos em outros incidentes, acrescentou o porta-voz.

Segundo Motouzianyk, a situação na zona de conflito "continua difícil". "Os rebeldes (pró-russos) recorreram a armas proibidas pelos acordos de Minsk. Nas últimas 24 horas, 11 morteiros e três disparos de canhão 120 mm foram registrados", afirmou.

Armas de calibre superior a 100 mm deveriam ter sido retiradas da linha de frente, em conformidade com os acordos de paz de Minsk 2, assinado em fevereiro e que ajudou a estabelecer um novo cessar-fogo. Apesar dessa nova trégua, estabelecida em 15 de fevereiro, incidentes violentos ocorrem quase diariamente no leste da Ucrânia, onde o conflito já custou mais de 6.500 vidas desde abril de 2014.

Em seu último relatório, publicado no sábado, a missão da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) disse que a situação permanece "volátil" nos arredores do aeroporto de Donetsk, nas mãos dos insurgentes desde janeiro.

A missão também observou a presença de 12 minas antitanques em uma estrada controlada pelas autoridades da autoproclamada República Popular de Lugansk, perto da cidade controlada pelas forças do governo de Shchastya.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)