(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Primeiro-ministro turco descarta operação iminente na Síria


postado em 03/07/2015 07:22

A Turquia não cogita nenhuma operação militar a curto prazo na Síria para proteger suas fronteiras, afirmou o primeiro-ministro Ahmet Davutoglu, descartando assim os boatos de intervenção mencionados na imprensa do país.

"Ninguém deve esperar que a Turquia entre amanhã ou em um futuro próximo na Síria. São especulações", disse em uma entrevista à emissora Kanal 7.

O chefe de Governo afirmou que a "Turquia não vai esperar no caso de ameaça contra sua segurança interna" para atuar, mas que nas condições atuais "não planeja uma intervenção unilateral".

Há uma semana a imprensa turca afirma que o governo considera uma operação militar na Síria para manter afastados de suas fronteiras os jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI) e impedir o avanço das forças curdas, que já controlam uma grande parte da área de fronteira com a Turquia.

A imprensa informou na quinta-feira que o exército havia deslocado centenas de soldados e veículos blindados para reforçar as tropas ao longo da fronteira de 900 quilômetros com a Síria.

A Turquia acusa as milícias curdas da Síria, ligadas ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), de "limpeza étnica" nas áreas que controlam para poder criar esta região autônoma, algo que as milícias negam.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)