(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA e Cuba irão reabrir embaixadas nas capitais no dia 20 de julho

Acordo sela reaproximação histórica entre os dois países após 54 anos


postado em 01/07/2015 12:19 / atualizado em 01/07/2015 12:39

Obama anunciou reaproximação histórica com Cuba nesta quarta-feira, na Casa Branca(foto: AFP PHOTO/BRENDAN SMIALOW)
Obama anunciou reaproximação histórica com Cuba nesta quarta-feira, na Casa Branca (foto: AFP PHOTO/BRENDAN SMIALOW)

Os Estados Unidos e Cuba concordaram em abrir suas embaixadas nas duas capitais no dia 20 de julho, um passo importante para restaurar os laços depois de mais de 50 anos de hostilidades, de acordo com autoridades de Havana.

Ontem, o diplomata dos Estados Unidos em Havana entregou uma carta da Casa Branca para Cuba sobre a restauração das embaixadas nas capitais dos respectivos dos países.

Em abril, o presidente dos EUA, Barack Obama, e o presidente cubano, Raúl Castro, tiveram a primeira reunião entre chefes de governo dos dois países desde 1958. Obama também quer que o Congresso dos EUA revogue o embargo econômico imposto pelo país a Cuba, mas deve enfrentar resistências tanto no Partido Republicano, de oposição, como no Democrata.

O presidente dos Estados Unidos anunciou formalmente o restabelecimento das relações diplomáticas plenas com Cuba, e pediu ao Congresso americano que coloque um ponto final no embargo em vigor contra a ilha.

Em um discurso na Casa Branca, Obama disse que se tratava de um passo histórico na relação entre os dois países e informou que o secretário de Estado, John Kerry, viajará a Havana neste verão (do hemisfério norte) para hastear a bandeira americana na nova embaixada. Reaproximação reata laços interrompidos há 54 anos, o que constitui um dos gestos mais importantes de seu mandato em política externa.

Em uma carta a Obama divulgada pela televisão cubana, Castro confirmou que tomou a decisão de restabelecer relações diplomáticas com Washington. Raúl escreveu em sua carta, entregue no Departamento de Estado em Washington, "que a República de Cuba decidiu restabelecer relações diplomáticas com os Estados Unidos da América e abrir missões diplomáticas permanentes em nossos respectivos países, no dia 20 de julho de 2015", disse a televisão cubana.

Este anúncio era esperado desde que Washington retirou no fim de maio Havana da lista negra dos Estados que apoiam o terrorismo. Obama e Raúl Castro anunciaram em 17 de dezembro um histórico processo de aproximação, que foi saudado pelo mundo inteiro, e que coloca fim ao último resquício da Guerra Fria na América.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)