(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Obama anuncia restabelecimento de relações diplomáticas com Cuba nesta quarta

Ato será oficializado pelo presidente dos EUA em discurso previsto para as 11h local (12h0 de Brasília). Desde 1977, os dois países são representados por Seções de Interesse encarregadas principalmente de tarefas consulares


postado em 01/07/2015 10:16 / atualizado em 01/07/2015 10:34

Barack Obama e Raúl Castro se encontraram em abril desse ano, na abertura da Cúpula das Américas do Panamá(foto: AFP Photo)
Barack Obama e Raúl Castro se encontraram em abril desse ano, na abertura da Cúpula das Américas do Panamá (foto: AFP Photo)
O presidente Barack Obama anunciará nesta quarta-feira o restabelecimento das relações diplomáticas com Cuba, rompidas há 54 anos, o que constituirá um dos gestos mais importantes de seu mandato em termos de política externa. O anúncio, que incluirá a reabertura das embaixadas nos dois países, era esperado desde que Washington retirou Havana, no fim de maio, da lista negra dos Estados que apoiam o terrorismo.

O ato será oficializado nesta quarta pelo presidente Obama, segundo um alto funcionário americano, durante um discurso previsto para as 11H00 local (12H00 de Brasília) nos jardins da Casa Branca. Desde 1977, os dois países são representados por Seções de Interesse em Washington e em Havana, encarregadas principalmente de tarefas consulares.

Faltando 18 meses para concluir seu segundo mandato, o 44° presidente dos Estados Unidos pretende consolidar esta grande iniciativa de política externa, que é apoiada por uma ampla maioria de americanos. Existe a possibilidade de Obama visitar Cuba em 2016.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)