(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Grécia precisa ser mais clara sobre o que quer antes de negociar, diz Schäuble


postado em 01/07/2015 08:31

Berlim, 01 - O ministro de Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, disse hoje que a Grécia precisa ser mais clara sobre o que deseja antes que novas negociações sobre uma possível ajuda a Atenas possam começar.

Segundo Schäuble, uma segunda carta enviada ontem aos credores pelo governo do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, não trouxe clareza.

"Não há base para (negociações) sérias", disse Schäuble, durante coletiva sobre o orçamento alemão para 2016. "Antes de qualquer coisa, a Grécia precisa declarar o que quer."

O ministro também comentou que os planos orçamentários de Berlim para o período até 2019 estão "bem protegidos contra riscos de baixa", embora os problemas financeiros da Grécia devam ter algum impacto.

De qualquer forma, a situação grega "não resulta em qualquer risco incontrolável para a estrutura básica de nossos planos orçamentários", disse Schäuble, citando a meta do governo alemão de manter o orçamento equilibrado até 2019.

Os comentários de Schäuble vieram depois de a Grécia ter se tornado o primeiro país desenvolvido a declarar calote ao Fundo Monetário Internacional (FMI), na esteira de negociações fracassadas com os credores sobre um novo acordo de resgate. Uma dívida de 1,55 bilhão de euros de Atenas com o FMI venceu ontem, assim como a porção da zona do euro no atual programa de ajuda da Grécia, que totaliza 245 bilhões de euros (US$ 272 bilhões). Fonte: Dow Jones Newswires.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)