(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governador de Nova Jersey lança pré-candidatura à Casa Branca


postado em 30/06/2015 21:52

O governador de Nova Jersey, Chris Christie, tornou pública nesta terça-feira sua ambição de chegar à Casa Branca, somando-se aos 13 pré-candidatos nas primárias republicanas para eleger o presidenciável do partido em 2016.

Depois de 13 anos como promotor federal de Nova Jersey e governador de um estado tradicionalmente democrata, ele se disse "pronto para lutar pelo povo dos Estados Unidos".

"Hoje estou orgulhoso de anunciar minha candidatura à indicação republicana para a presidência dos Estados Unidos", declarou a uma multidão empolgada reunida diante da escola onde estudou, no subúrbio de Livingston, acompanhado da mulher e dos quatro filhos.

"Vou me candidatar apenas porque eu acredito no meu coração e que estou pronto para trabalhar com vocês para restaurar a América a seu lugar de direito no mundo e restaurar o sonho americano", disse Christie à multidão.

Em seu discurso, o governador garantiu não estar concorrendo para ser o "rei do baile", mas para recuperar a liderança dos Estados Unidos.

"Se vamos liderar, temos de parar de nos preocupar com sermos amados e começar a nos importarmos com sermos respeitados de novo - tanto em casa, quanto ao redor do mundo", continuou.

"Tem uma coisa sobre a qual vocês podem ter certeza: eu falo sério e digo o que eu realmente quero dizer. E é disso que a América precisa agora", insistiu.

O governador de 52 anos criticou a falta de liderança em Washington e disse que os dois partidos "falharam" com o país.

Em seu discurso, o pré-candidato atacou Obama por uma política externa "ineficaz" e alertou: "melhor não a entregarmos para sua segunda imediata Hillary Clinton".

Em 2013, a reputação de Christie foi abalada pelo escândalo político que ficou conhecido como "Bridgegate". O episódio revelou que assistentes diretos do governador teriam determinado o fechamento de algumas pistas da Ponte George Washington, conexão vital entre Nova York e Nova Jersey.

O "Bridgegate" foi interpretado como represália política contra o prefeito local, que se recusou a apoiar a reeleição de Christie.

Jeb Bush, filho e irmão de dois ex-presidentes, lidera atualmente as intenções de voto entre os pré-candidatos republicanos com uma média de 13,8%, enquanto Christie está em nono, com 4%, segundo a consultoria RealClearPolitics.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)