(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Navio de guerra dos EUA chega à Geórgia em meio à tensão com Rússia


postado em 28/06/2015 16:16 / atualizado em 28/06/2015 16:42

O destróier americano USS Laboon atracou no porto georgiano de Batumi, no Mar Negro(foto: MC2 JEFFREY M. RICHARDSON/AFP )
O destróier americano USS Laboon atracou no porto georgiano de Batumi, no Mar Negro (foto: MC2 JEFFREY M. RICHARDSON/AFP )

Um navio de guerra americano chegou neste domingo para uma missão de treinamento na Geórgia, pequeno país do Cáucaso do Sul que aspira a ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), preocupado com o conflito ucraniano.

O destróier americano USS Laboon atracou no porto georgiano de Batumi, no Mar Negro, anunciou a embaixada dos Estados Unidos na Geórgia em nota divulgada neste domingo. O USS Laboon "fará exercícios habituais combinados de treinamento com a Guarda-Costeira georgiana", declarou a embaixada.

Essa operação "confirma o compromisso dos Estados Unidos de aumentar as relações entre os aliados da Otan e seus sócios como a Geórgia", acrescentou o texto. A chegada do navio torna possível "trabalhar para alcançar nossos objetivos comuns, que são promover a segurança e a estabilidade na região do Mar Negro", explicou.

Uma embarcação de guerra americana já havia feito escala na Geórgia em setembro de 2008 para transportar ajuda humanitária, um mês depois da guerra relâmpago entre essa ex-república soviética e seu grande vizinho russo, em agosto desse mesmo ano.

Assim como os Estados Unidos, a Geórgia acusa a Rússia de apoiar militar e financeiramente os separatistas pró-russos no leste da Ucrânia. A Rússia nega.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)