(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Primeiro prêmio Mandela é concedido a ex-presidente português e a oftalmologista namíbia


postado em 22/06/2015 16:01

O ex-presidente esquerdista de Portugal Jorge Sampaio e a médica oftalmologista da Namíbia Helena Ndume receberam nesta segunda-feira o primeiro Prêmio Nelson Mandela, concedido pela ONU por seus respectivos trabalhos em favor de uma humanidade melhor.

A Assembleia Geral da ONU decidiu no ano passado criar o prêmio em homenagem ao legado de reconciliação e de uma transição em paz que Mandela deixou quando foi o primeiro presidente negro da África do Sul.

Sampaio, de 75 anos, foi premiado por seus esforços como "consistente defensor da democracia portuguesa" quando era um ativista estudantil nos anos 70 durante a chamada Revolução dos Cravos e depois como líder político.

Sampaio foi presidente de 1996 a 2006, trabalhou para construir um Portugal democrático e moderno, ao mesmo tempo em que apoiou a integração europeia e supervisionou a entrega de Macau à China.

Ndume, encarregada do departamento de oftalmologia no Hospital Central de Windhoek, foi premiada por seu trabalho de operar gratuitamente os namíbios de sofriam de cegueira, catarata e miopia.

Educada na Alemanha, Ndume também organizou operações de olho gratuitas em Angola para pessoas pobres.

Os prêmios serão entregues durante uma cerimônia no dia 24 de julho na sede das Nações Unidas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)