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Estado de Minas

Apple anuncia serviço de música por streaming, Apple Music


postado em 08/06/2015 21:01

A Apple anunciou nesta segunda-feira um aguardado serviço de streaming de música que inclui uma estação de rádio com listas personalizadas de músicas e que poderia ser um rival poderoso de aplicativos semelhantes, como Spotify e Pandora.

O executivo-chefe da Apple, Tim Cook, disse que o novo serviço da Apple Music será "o próximo capítulo na música" e "mudará para sempre a maneira que nós experimentamos a música".

A Apple Music, disponível para os usuários de iPhones e iPads em 30 de junho em 100 países, inclui, além de rádio personalizado, a escolha milhões de músicas sob demanda.

O serviço custará 9,99 dólares por mês, com um plano familiar de 14,99 dólares para até seis pessoas.

"A música online se tornou uma complicada bagunça de aplicativos, serviços e páginas da internet. O Apple Music reúne as melhores características que todos os amantes da música apreciarão", afirmou Jimmy Iovine, responsável da Apple.

O serviço inclui uma estação de rádio ao vivo chamada Beats 1, ferramentas para criar listas e uma rede social onde os usuários podem comentar e partilhar suas músicas.

"As raízes da Apple na indústria da música digital e seu passado pioneiro nas tecnologias revolucionárias fazem com que o grupo seja um candidato natural para que o streaming de música suba de nível", comentou Paul Verna, analista sênior da eMarketer.

O analista reconheceu, porém, que a Apple enfrenta ventos contrários neste setor, com Pandora e Spotify, que estão bem estabelecidos, e outros atores poderosos, como o Google, especialmente com o portal de vídeo YouTube, amplamente utilizado por usuários da Internet para ouvir música online.

A Apple domina o mercado para a distribuição e venda de música online com sua boutique iTunes. Mas os consumidores estão cada vez mais optando pelo streaming, e neste caso, o peso pesado é o sueco Spotify, com 60 milhões de usuários, incluindo 15 milhões usando a versão paga.

A Apple já tinha feito uma tentativa de oferecer música online livre quando lançou o iTunes Radio em 2013, mas não obteve muito sucesso no mercado: representa apenas 5% do tempo de escuta de música online nos Estados Unidos, segundo a empresa de pesquisa especializada MusicWatch.

Por causa do desejo de crescer neste mercado, a Apple investiu 3 bilhões de dólares - a maior aquisição de sua história - para comprar a Beats, a empresa do rapper Dr. Dre e do produtor Jimmy Iovine.

"A Apple está atrasada na música streaming, em parte devido à recusa de Steve Jobs em crer que os serviços de assinatura de música poderiam funcionar", disse James McQuivey, analista da Forrester.

No entanto, o analista acredita que a Apple pode encostar no Spotify em menos de um ano em termos de pagamentos de assinantes. "Não porque seu serviço seja melhor, mas porque pode integrar seu novo serviço de música aos centenas de milhões de dispositivos já utilizados pelos fiéis usuários da Apple".


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