(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Presidente da Romênia pede renúncia do premiê, acusado de corrupção


postado em 05/06/2015 09:16

O chefe de Estado conservador da Romênia, o presidente Klaus Iohannis, anunciou nesta sexta-feira ter pedido a renúncia do primeiro-ministro social-democrata Victor Ponta, suspeito de corrupção.

Na manhã desta sexta-feira, a promotoria anticorrupção romena (DNA) pediu a abertura de um procedimento penal contra o primeiro-ministro, suspeito principalmente de cumplicidade de evasão fiscal, lavagem de dinheiro e conflito de interesses.

O anúncio da promotoria de que foram abertas diligências penais contra o chefe de Governo romeno colocaram o país em uma situação impossível, declarou Iohannis depois de ter se reunido com Ponta.

"O pior que pode acontecer é uma crise política", declarou, acrescentando que havia pedido a renúncia do chefe de governo.

Em uma reação publicada em sua conta no Facebook, Ponta pareceu rejeitar esta opção, afirmando que "só o Parlamento" pode destituí-lo.

"Respeito a posição pública do presidente, mas fui nomeado para este cargo pelo Parlamento", no qual a coalizão de esquerdas liderada pelo partido social-democrata do chefe de governo dispõe de uma ampla maioria.

"O respeito dos princípios constitucionais é essencial para nossa sociedade e de forma alguma posso aceitar que um promotor esteja acima do Parlamento, do governo e dos cidadãos", acrescentou em sua mensagem, afirmando que se este for o caso se trataria de uma ditadura, 25 anos depois da queda do regime comunista.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)