(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Navio afunda em rio com mais de 450 passageiros a bordo na China

Embarcação com turistas naufragou após uma tempestade. Buscas continuam nesta terça


postado em 02/06/2015 00:40 / atualizado em 02/06/2015 01:17

Um navio de passageiros transportando mais de 450 pessoas afundou no rio Yangtsé, após zarpar da cidade de Nanquim rumo a Chongqing, na China, reportou a agência oficial Xinhua nesta terça-feira, noite de segunda no Brasil, acrescentando que apenas dez náufragos foram resgatados.


A embarcação, denominada Dongfangzhixing, ou Estrela do Oriente, naufragou por causa de uma tempestade, indicou a agência, revelando que entre os dez resgatados estão o capitão e o engenheiro-chefe do navio. Os socorristas também recuperaram um corpo.


A bordo estavam 458 pessoas quando o navio afundou às 10h28, na região de Jianli, província de Hubei, incluindo 406 passageiros chineses, cinco trabalhadores de agência de viagem e 47 membros da tripulação. Inicialmente, os indícios são de que o navio não transportava estrangeiros.


De acordo com a CCTV, a embarcação - que media 76,5 metros de comprimento - era capaz de transportar até 534 pessoas, e pertencia a uma empresa que operava passeios na região da represa das Três Gargantas. Os trabalhos de resgate prosseguem nesta terça, mas são dificultados pelo mau tempo, ventos fortes e chuva intensa.

 

Passageiros

Uma centena de passageiros reservou as passagens em uma agência de turismo de Nanquim, enquanto as demais reservas ocorreram em Suzhou e em outras cidades, declarou Yao Wenge, oficial de Nanquim encarregado do transporte fluvial, citado pela agência Nova China.


Um número importante de turistas tinha entre 50 e 80 anos, informou o jornal Hubei Ribao, citando fontes oficiais.


Segundo a imprensa estatal, o presidente Xi Jinping ordenou o emprego de "todos os esforços possíveis" nas tarefas de resgate, e o primeiro-ministro, Li Keqiang, está a caminho do local para coordenar pessoalmente os trabalhos.


Nas redes sociais, os internautas chineses lamentaram a falta de cobertura da mídia: "quando o ferry (Sewol) afundou (no ano passado) na Coreia do Sul, a televisão sul-coreana informou 24 horas".


Em janeiro passado, 22 pessoas morreram - incluindo oito estrangeiros - quando um rebocador afundou no Yangtsé entre as cidades orientais de Jingjiang e Zhangjiagan.


Após o acidente, o governo provincial disse que o barco estava em fase de testes sem completar adequadamente os procedimentos necessários e sem fornecer informações sobre a condição do navio, tal como exigido pelos regulamentos.


O Yangtsé é o rio mais longo da Ásia, com 6.300 km, e tem registrado várias tragédias fluviais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)