(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

'Cadeados do amor' são retirados de ponte em Paris

Em 8 de junho de 2014, uma parte da grade da Pont de Arts caiu devido ao peso dos cadeados


postado em 01/06/2015 15:00 / atualizado em 01/06/2015 15:41

(foto: AFP PHOTO / STEPHANE DE SAKUTIN )
(foto: AFP PHOTO / STEPHANE DE SAKUTIN )
A prefeitura de Paris destruiu, nesta segunda-feira, centenas de milhares de juramentos de amor eterno trancados sobre o rio Sena, na Pont de Arts. As 45 toneladas de "cadeados do amor" foram retiradas devido ao peso, que fez parte da estrutura da ponte desabar, no ano passado.

"Paris deve continuar sendo a capital do amor. Que os casais sigam declarando sua paixão, pedindo em casamento, talvez na Pont des Arts. Mas, por favor, sem colocar cadeados", afirmou Bruno Julliard, vice-prefeito da capital a cargo da Cultura.

Desde a manhã desta segunda-feira, os serviços municipais trabalham na ponte, cortando com serras especiais para metais as grades com cadeados e colocando-as em caminhões. "Estamos refletindo sobre os possíveis meios de reciclá-los", afirmou Julliard.

O trabalho, que obrigará o fechamento da ponte por uma semana, permitirá que os turistas "recuperem esta magnífica perspectiva". Efetivamente, a Pont des Artes oferece uma das mais belas vistas da capital francesa, com a perspectiva do rio, do museu do Louvre e das torres da catedral Notre Dame.

As grades serão substituídas por obras de "street art", e depois serão instalados definitivamente painéis de vidro no local.

As perigosas toneladas do amor


"Coloquei um cadeado aqui há dez anos", lembra, nostálgico, Feruccio, um italiano de 43 anos que visita Paris com sua esposa.

Para Yilmaz, que prendeu um cadeado em 2010, retirá-los é "como se retirassem o patrimônio de Paris, um patrimônio criado pelo povo". "É uma arte do povo. Isso era bonito", afirma.

Temendo um acidente diante do peso agregado à ponte, duas americanas lançaram em março de 2014 uma petição com o nome "no love locks", que foi assinada por 10.000 pessoas, pedindo a retirada dos cadeados, que "deixavam a ponte feia". Afirmavam que se tratava de uma "moda horrível e perigosa" que desnaturaliza a "verdadeira Paris" e a transforma em "Disneyland".

Efetivamente, poucos meses depois, em 8 de junho de 2014, uma parte da grade da ponte caiu devido ao peso dos cadeados. A ponte precisou ser esvaziada e a prefeitura retirou 37 grades, cada uma delas carregada com meia tonelada de cadeados. Uma parte das grades foi substituída por painéis de vidro.

Como alternativa, a prefeitura realizou uma campanha para encorajar os selfies, substituindo os cadeados, e publicá-los, acompanhados da hashtag #lovewithoutlocks.

A moda dos cadeados começou a se propagar em Paris em 2008. Depois da Pont des Arts passou a outras pontes do Sena e inclusive a bairros raramente frequentados pelos turistas. Vendedores ambulantes e lojas próximas à ponte rapidamente perceberam o negócio e começaram a vender cadeados.

Paris "seguirá retirando um a um todos os cadeados de todas as pontes", promete Julliard.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)