(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Terremoto de magnitude 7,8 é registrado no Pacífico a 900 km de Tóquio


postado em 30/05/2015 19:01

Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu neste sábado uma região do Pacífico próxima à costa leste do Japão, a cerca de 900 km de Tóquio, informou o Instituto Geológico americano (USGS).

Os especialistas do centro que vigia o risco de tsunami no Pacífico estimaram a magnitude do sismo em 8,5, mas descartaram a possibilidade de um maremoto. Não houve danos ou vítimas.

O terremoto, registrado às 20h30 locais (08h30 de Brasília), teve seu epicentro 870 km ao sul de Tóquio e foi sentido com força na capital japonesa, sacudindo edifícios e ativando os alarmes dos carros, informou um correspondente da AFP.

Este epicentro estava a 676 quilômetros da superfície, segundo o USGS.

Em Narita, o principal aeroporto internacional de Tóquio, as duas pistas foram fechadas provisoriamente para a realização de inspeções e a circulação do metrô e dos trens da capital também foi interrompida.

Um segundo tremor, de magnitude 6,4, foi registrado na manhã de domingo (hora local) no arquipélago Izu, ao sul de Tóquio, a uma profundidade de 13,4 km, segundo o USGS, embora tampouco tenha sido emitido um alerta de tsunami.

Na segunda-feira, um primeiro tremor, de magnitude 5,3, segundo o USGS, tinha sacudido a região da capital, sem provocar danos.

O Japão está situado no "círculo de fogo do Pacífico", uma zona de terremotos e vulcões.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)