(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

China e EUA trocam acusações em disputa por soberania no Pacífico


postado em 30/05/2015 15:07

Cingapura, 30 - A China e os Estados Unidos continuam a tornar públicas suas desavenças a respeito da disputa de soberania no Mar da China Meridional. Em um encontro de segurança internacional neste sábado, o governo chinês afirmou que tem prerrogativa sobre a região e condenou as críticas de líderes norte-americanos sobre a construção de ilhas artificiais no mar. Do outro lado, os Estados Unidos reforçam que irão intensificar suas operações na região, em benefício de outros países que reclamam o território, que não consideram ser da China por direito.

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ash Carter, afirmou que a criação de ilhas no Mar da China Meridional é uma transgressão de regras internacionais e não representa uma expansão da soberania da China. "Transformar uma rocha submersa em uma ilha não garante os direitos de soberania e de impor restrições ao trânsito internacional, seja aéreo ou marítimo", disse Carter.

Questionado pela imprensa, o representante norte-americano não deixou claro se o país cogita uma intervenção militar na região, mas afirma que irá reforçar sua presença na área. Segundo Carter, os Estados Unidos continuarão a operar na região e irão enviar novos submarinos, aeronaves de vigilância, destróieres e um novo porta-aviões.

A porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China, Hua Chunying, disse que os norte-americanos estão "fazendo comentários absurdos sobre a soberania e os direitos (da China) há muito estabelecidos". O vice-diretor do Centro de Relações de Defesa China-América, o coronel sênior Zhao Xiaozhuo, desafiou Carter e questionou se as críticas dos Estados Unidos a respeito das atividades militares da China na região "têm ajudado a resolver as disputas" e a manter a estabilidade na região.

A persistência chinesa em reclamar territórios no Mar do Sul da China tem se tornado um ponto de atrito nas relações diplomáticas entre os dois países, ainda que os presidentes Barack Obama e Xi Jinping estejam aumentando a cooperação em outras áreas, como as preocupações com mudanças climáticas. Fonte: Associated Press.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)