(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mercosul levará posição única à cúpula com UE


postado em 29/05/2015 22:07

Quatro dos cinco sócios do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) vão levar uma posição única para a cúpula de 11 de junho em Bruxelas com a União Europeia (UE) - afirmou o chanceler argentino, Héctor Timerman.

"O caminho escolhido por todos os membros do Mercosul (para a negociação com a UE) é das negociações únicas conjuntas, para apresentar uma oferta única que seja em benefício do desenvolvimento dos nossos países", declarou o ministro.

Timerman deu essas declarações em uma entrevista coletiva em Buenos Aires, na qual esteve acompanhado dos ministros brasileiros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro.

O ministro Vieira disse que os maiores sócios do Mercosul continuarão "aprofundando seu entendimento", além de tratar da questão da cúpula entre o bloco e a UE.

Outro ponto discutido foi a cúpula do Mercosul que acontece em julho, no Brasil.

"Foi uma reunião muito produtiva, muito sincera, franca e aberta, como sempre acontece entre os dois lados, e vamos continuar essas conversas no futuro", comentou o chanceler brasileiro.

A coletiva aconteceu depois de uma reunião que durou cerca de três horas. Nela, foram analisadas várias questões, incluindo a postura que o Mercosul levará para Bruxelas.

"Brasil e Argentina têm posições similares no interesse dos nossos países", disse Timerman, acrescentando que as prioridades são "o desenvolvimento, a inclusão social, o comércio mais justo para ambos os blocos e a transferência de tecnologia", entre outros temas.

O diplomata argentino ressaltou que o Tratado de Livre Comércio que o Mercosul espera assinar com a UE "tem de ser em benefício dos nossos países, do nosso desenvolvimento e com uma margem equitativa, justa e que potencialize os benefícios para ambos os países".

Os chanceleres dos países do Mercosul vão se reunir em Bruxelas com a comissária de Comércio da UE, Cecilia Malmstrom, para avaliar o estado da negociação, visando a firmar um TLC.

À margem da cúpula entre a UE e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e do Caribe (Celac), o encontro será o primeiro em nível ministerial com a comissária de Comércio desde janeiro de 2013.

Após uma suspensão de seis anos, a UE e o Mercosul retomaram em 2010 as negociações para fechar um acordo comercial. Pelo Mercosul, negociam Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A Venezuela, que entrou no bloco em 2013, não participa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)