(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Obama pressiona Senado por reforma da NSA


postado em 29/05/2015 20:31

O presidente Barack Obama pediu nesta sexta-feira ao Senado americano que vote "rapidamente" a reforma do programa de coleta de dados de chamadas telefônicas da Agência de Segurança Nacional (NSA, em inglês) e advertiu sobre as consequências de um bloqueio no Congresso.

"Não se trata de escolher entre segurança e respeito das liberdades. Encontramos um equilíbrio", disse Obama.

Ele lembrou que, se não se chegar a um acordo até domingo, a NSA terá de desmantelar os servidores que lhe permitem coletar essa informação.

"Não quero que (...) nos confrontemos com uma situação na qual teríamos podido impedir um ataque terrorista, ou prender alguém perigoso, e não tenhamos feito isso simplesmente por causa de uma inação do Senado", acrescentou.

Obama esclareceu que pediu ao líder da maioria republicana na Casa, senador Mitch McConnell, que "aja rapidamente".

A Casa Branca e a Câmara de Representantes já concordaram sobre a aprovação de uma nova lei que possibilite a manutenção da coleta de dados de ligações telefônicas nos Estados Unidos (horário, duração, número da chamada), mas por meio das operadoras de telefonia, e não da NSA.

Até o momento, o Senado se recusou a aprovar o texto, batizado de USA Freedom Act, que está bloqueado por uma coalizão de republicanos. Alguns, como Mitch McConnell, consideram que enfraquece a NSA. Outros, como Rand Paul, alegam que não é suficiente para desmantelar o dispositivo de "vigilância" americana.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)