(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Novas obras em base de foguetes norte-coreana


postado em 29/05/2015 07:01

Novas imagens de satélites mostram importantes obras na base norte-coreana de lançamento de foguetes espaciais coincidindo com declarações do dirigente da Coreia do Norte, que prometeu colocar em órbita novos satélites, violando as resoluções da ONU, anunciou nesta sexta-feia um instituto americano.

Em dezembro de 2012, a Coreia do Norte enviou ao espaço a partir de sua base de lançamento de Sohae um foguete Unha-3 que colocou em órbita um satélite.

O lançamento foi condenado pela comunidade internacional como um tiro dissimulado de míssil balístico e custou a Pyongyang novas sanções do Conselho de Segurança.

Dois meses depois, Pyonhyang realizou seu terceiro teste nuclear.

Com base nas imagens por satélite, o instituto americano-coreano da universidade Johns-Hopkins explicou no ano passado que a Coreia do Norte praticamente concluiu as obras de ampliação da base de Sohae, que aumentaram substancialmente suas capacidades.

A plataforma de tiro foi dotada com um nível suplementar que lhe permite receber projéteis de 50 metros, 70% mais longos que o Unha-3.

As novas imagens de satélite, de meados de maio, mostram que foi construído um novo edifício perto da zona de tiro do Unha-3. O destino do novo edifício não foi estabelecido com certeza, mas o analista Tim Brown estima que pode servir para a montagem de um lançador.

Alguns especialistas afirmam que a Coreia do Norte aproveitará o 70º aniversário do partido único no poder, em outubro, para lançar um novo foguete de longo alcance. Um calendário que Tim Brown considera "difícil, mas não impossível" de cumprir.

Pyongyang anunciou na semana passada que está capacitado para miniaturizar uma arma atômica com o objetivo de montá-la em ogivas de mísseis.

A Coreia do Norte também reivindicou o tiro de teste de um míssil balístico a partir de um submarino (programa MSBS).

Os especialistas têm dúvidas sobre a veracidade destes anúncios, mas concordam que a Coreia do Norte avança a passos largos na aplicação dos dois programas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)