(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Obama faz visita surpresa a igreja da comunidade cubana em Miami


postado em 28/05/2015 18:52

O presidente americano, Barack Obama, fez nesta quinta-feira uma visita surpresa à igreja Ermita da Caridade, frequentada pelos exilados cubanos em Miami, em meio à histórica aproximação entre Washington e Havana após meio século de animosidades.

A visita do presidente, que estava em Miami para conhecer o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), foi um gesto à comunidade cubano-americana, afirmou a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional (NSC, em inglês), Bernadette Meehan.

Obama "visita a Ermita da Caridade, em Miami, para oferecer seus respeitos à diáspora cubano-americana que vai rezar ali", disse Meehan.

O presidente "honrará os sacrifícios feitos pelos cubano-americanos em busca da liberdade e da oportunidade, assim como suas extraordinárias contribuições para o nosso país", destacou a porta-voz.

A visita de Obama durou por volta de dez minutos. Ele esteve acompanhado do padre da paróquia, Juan Rumín Domínguez, que o guiou.

Ao entrar, Obama cumprimentou os presentes com um "Hola" e, em seguida, contemplou o altar e um mural com Cristóvão Colombo, o herói cubano José Martí e a Virgem da Caridade com Jesus nos braços.

A visita também representou um aceno para a Igreja católica, que, por intermédio do Papa Francisco, teve uma participação ativa no processo que levou ao anúncio de aproximação entre Havana e Washington. O sumo pontífice visita a Casa Branca em setembro deste ano.

A menos de 400 km de Havana, Miami é o tradicional enclave da comunidade cubana nos Estados Unidos. Na cidade vive cerca de metade dos dois milhões de cubanos residentes no país.

Anunciada em dezembro passado, a aproximação entre Cuba e os Estados Unidos é um tema delicado para a diáspora cubano-americana, embora pesquisas mostrem que a maioria favorece contatos mais estreitos entre os outrora rivais.

Enquanto as primeiras gerações de exilados têm posições mais duras e antagônicas, aqueles que chegaram aos EUA mais recentemente costumam manter laços com a Ilha e são favoráveis a um maior contato bilateral.

Frontalmente opostos a restabelecer relações com Cuba, grupos anticastristas do exílio cubano em Miami anunciaram recentemente que farão, nas próximas semanas, protestos para mostrar sua insatisfação com a nova política dos EUA em relação à Ilha.

Hoje, Obama também visitou pela primeira vez o NHC, para se informar sobre a próxima temporada de furacões, que vai de junho a novembro, e participou de eventos políticos para arrecadação de recursos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)