(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Reconstruir povoado da Colômbia após deslizamento custará US$ 12 milhões


postado em 28/05/2015 18:31

A reconstrução do povoado de Salgar, no noroeste da Colômbia, castigado dez dias atrás por um deslizamento que deixou mais de 90 mortos e dezenas de casas e pontes destruídas, custará US$ 12 milhões, informaram as autoridades nesta quinta-feira.

Em um comunicado, o ministro da Habitação Luis Felipe Henao, nomeado pelo presidente Juan Manuel Santos como gerente da reconstrução de Salgar, disse que os trabalhos de reconstrução terão "um valor total de 30,723 bilhões de pesos", uns 12 milhões de dólares no câmbio atual.

No âmnbito do plano de reconstrução, serão construídas durante um ano 309 moradias, das quais 70 estarão situadas na zona rural deste município montanhoso produtor de café, a 100 km de Medellín.

"Enquanto constroem estas casas, que se espera que estejam totalmente concluídas em junho de 2016, serão dados subsídios de aluguel", explicou Henao.

Segundo dados atualizados da Unidade Nacional de Gestão de Riscos de Desastres (UNGRD), que liderou nos últimos dias os trabalhos de resgate em Salgar, o deslizamento deixou no total 93 mortos, dos quais 72 já foram identificados pelas autoridades.

Também há 60 feridos e 1.263 afetados.

Os danos na infraestrutura incluem sete pontes para veículos danificadas, outra destruída e 90 casas totalmente arrasadas ou semi-destruídas.

O Ministério Público, que continua em Salgar fornecendo ajuda psicossocial à população, informou que na madrugada desta quinta-feira houve uma nova emergência no povoado, devido às fortes chuvas que caíram na região e provocaram inundações e nervosismo entre os locais.

O plano de recuperação da região será integral e participam dele, além do ministro da Habitação, várias fundações, a própria UNGRD e os governos regionais e locais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)