(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cameron busca mudanças na UE para defender 'sim' no referendo


postado em 28/05/2015 14:22

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, iniciou nesta quinta-feira uma viagem relâmpago pelas capitais europeias para tentar convencer seus parceiros a reformar a União Europeia e defender o "sim" no referendo britânico sobre a permanência do Reino Unido no bloco.

Cameron se reuniu nesta quinta-feira em Haia com o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, antes de viajar a Paris para jantar com o presidente François Hollande.

Na sexta-feira estará em Varsóvia para um encontro com a primeira-ministra Ewa Kopacz e depois viajará a Berlim para um almoço de trabalho com a chanceler alemã Angela Merkel.

O giro coincide com o anúncio do projeto de lei que permitirá o referendo e que inclui a pergunta que os britânicos deverão responder: "O Reino Unido deve continuar sendo membro da União Europeia?".

A data do referendo não foi marcada, mas acontecerá até o fim de 2017.

Cameron sustenta que a UE cresceu muito e acumulou muitos poderes, e exige a devolução de competências a Londres para apoiar que siga pertencendo ao bloco.

Os conservadores, em cujo seio há uma forte corrente antieuropeia, culpam Bruxelas pelo aumento da imigração e querem poder impor limites, tanto às chegadas quando aos direitos de cobrar subsídios dos recém-chegados, o que esbarra nos princípios de livre circulação e de não discriminação que regem a UE.

Qualquer emenda aos tratados europeus deverá ser votada em referendo em vários países, algo que os parceiros europeus não parecem dispostos a aceitar.

David Lidington, secretário de Estado para a Europa do ministro britânico, não quis especificar nesta quinta-feira exatamente quais mudanças Cameron deseja, mas admitiu que elas exigirão mudanças nos tratados.

"Meu conselho ao meu chefe é não tornar pública de nenhum modo a posição negociadora completa porque isso não é adequado", explicou Lidington.

De qualquer forma, prosseguiu, "a avaliação de nossos advogados e de outros assessores é que alguns dos elementos de reforma que consideramos essenciais exigirão mudanças nos tratados".

- Querem jogar rugby quando estávamos jogando futebol -

O ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius, mostrou reticências aos planos britânicos.

"Estamos abertos a melhorias, todos estão de acordo de que existem coisas que podem ser simplificadas, mas se for para desmembrar a UE, não será possível", disse Fabius à rádio France Inter.

"Os britânicos estão acostumados aos clubes. Neste caso se uniram a um clube de futebol, não podemos dizer no meio da partida que agora vamos jogar rugby", declarou.

Fabius também insinuou que as concessões a Londres podem não ter muita serventia.

"Veremos o que Cameron pede. Mas a população britânica está tão acostumada a ouvir que a UE é algo ruim que no dia em que a consultarem ela pode acabar dizendo: 'nos disseram que era algo ruim'".

Seu colega britânico, Philip Hammond, advertiu que o "não" vencerá caso não ocorram concessões.

"O primeiro-ministro é muito claro com seus colegas europeus (ao afirmar) que se não formos capazes de oferecer resultados nestes aspectos que preocupam os britânicos não ganharemos o referendo", declarou em uma entrevista à BBC Rádio.

A Câmara dos Comuns pode começar a debater o projeto de lei em breve para votá-lo até o dia 9 de junho.

Com maioria absoluta, os conservadores não devem ter nenhum problema em fazer com que ele seja convertido em lei.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)