(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Oposição iraniana no exílio denuncia colaboração Teerã-Pyongyang


postado em 28/05/2015 06:40

A oposição iraniana no exílio acusou nesta quinta-feira o Irã de manter uma "ampla colaboração" com a Coreia do Norte sobre armamento nuclear, ao mesmo tempo que afirmou que Teerã não tem a intenção de abrir mão da bomba atômica.

Teerã "segue colaborando com a Coreia do Norte sobre os mísseis nucleares e os mísseis balísticos", afirma o Conselho Nacional da Resistência Iraniana (CNRI) em um relatório que tem como base "diversas fontes dentro do regime".

De acordo com o informe, uma delegação de especialistas nucleares norte-coreanos passou uma semana em Teerã, no fim de abril, com visitas às instalações do ministério da Defesa.

"Era a terceira delegação nuclear e balística norte-coreana a visitar o Irã em 2015", afirmou a oposição, que também acusa Teerã de enviar seus especialistas nucleares com frequência a Pyongyang.

Os intercâmbios mostram "claramente que o regime dos mulás não tem a intenção de renunciar a sua ambição de adquirir a arma estratégica", denuncia o CNRI, uma coalizão de grupos opositores iranianos, com base na França.

O Irã e o grupo 5+1 (China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha) negociam há mais de 20 meses um acordo para garantir o caráter pacífico do programa nuclear iraniano, em troca da suspensão das sanções ocidentais.

Teerã e as grandes potências assinaram um acordo preliminar em 2 de abril, que abre o caminho para um pacto definitivo até 30 de junho.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)