(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fifa mantém eleição para sexta-feira e nega envolvimento de Blatter e Valcke em corrupção


postado em 27/05/2015 07:16

A eleição para a presidência da Fifa acontecerá na sexta-feira, como estava previsto, apesar da revelação de um novo caso de corrupção na entidade, anunciou em uma entrevista coletiva Walter De Gregorio, diretor de comunicação da entidade.

Gregorio também afirmou que o presidente da Fifa, FIFA, Joseph Blatter, e o secretário-geral, Jérôme Valcke, "não estão envolvidos" no caso. A pedido das autoridades americanas, seis dirigentes da Fifa, suspeitos de corrupção, foram detidos nesta quarta-feira em Zurique.

"Blatter está concentrado no congresso e está relativamente tranquilo", disse Walter De Gregorio.

O congresso da entidade começa oficialmente na quinta-feira, antes da eleição presidencial prevista para sexta-feira.

"Isto não quer dizer que está dançando em seu escritório. Mas está muito tranquilo, vê o que acontece, coopera com todos. Não é um homem feliz neste momento", completou o porta-voz.

"É uma surpresa que aconteça hoje, mas não é uma surpresa que aconteça", disse.

Ao mesmo tempo, a promotoria suíça apreendeu nesta quarta-feira documentos eletrônicos na sede da Fifa em Zurique, segundo um comunicado oficial, em uma investigação penal por suspeitas de "lavagem de dinheiro e gestão desleal" a respeito das escolhas das sedes das Copas do Mundo de 2018 e 2022.

"Os enriquecimentos ilegítimos teriam acontecido ao menos em parte na Suíça", afirmou o ministério da Justiça.

A respeito da questão, Gregorio garantiu que os Mundiais de 2018 e 2022, na Rússia e no Catar, serão disputados como está previsto.

"Não é um dia agradável, mas também é um bom dia, já que as coisas avançam e temos o desejo de ter respostas", declarou Gregorio, antes de destacar que a Fifa coopera "plenamente" com as autoridades suíças e americanas.

"A Fifa é a vítima. Nós cooperamos, damos todas as informações que nos pedem. Temos interesse em que todas as questões apresentadas encontrem respostas", disse.

"É bom para a Fifa. Não em termos de imagem, e sim no que diz respeito à limpeza que iniciamos nos últimos anos", insistiu.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)