(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vulcão Telica, na Nicarágua, registra 600 pequenas explosões


postado em 25/05/2015 20:31

O vulcão Telica, no noroeste da Nicarágua, registrou cerca de 600 pequenas explosões de gás e cinzas, algumas delas com a expulsão de pedras quentes desde que sua atividade aumentou no último 7 de maio - informaram os oficiais nesta segunda-feira.

Somente entre sábado e segunda-feira foram registradas 50 explosões, em três das quais houve gases, cinzas e fragmentos rochosos quentes, afirmou à imprensa oficial a porta-voz do governo, Rosario Murillo.

As cinzas do colosso de 1.061 metros chegaram em pequenas quantidades em algumas comunidades próximas como Posoltega, Guanacastal, Quezalguaque, Chinandega, El Viejo, Chichigalpa e El Realejo, explicou a porta-voz.

O Telica, um dos vulcões mais ativos da Nicarágua, está situado no departamento de León, a 112 quilômetros ao noroeste da capital.

Famílias camponesas que vivem perto do vulcão não estão sendo afetadas pelas cinzas, mas temem as rochas que saem do cone, relatou Evertz Delgadillo, um líder local do partido no poder, a Frente Sandinista, à estação de rádio La Primerísima.

O governo recomendou aos turistas e à população manter uma distância de pelo menos de 1,5 quilômetros do vulcão para evitar acidentes.

Segundo o Instituto Nicaraguense de Estudos Territoriais (Ineter), até o momento as explosões do Telica não representam um perigo para a população.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)