(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

'Indignados' enviam sério aviso à direita na Espanha


postado em 25/05/2015 16:31

Os espanhóis enviaram uma séria advertência aos políticos tradicionais, abrindo as portas de Barcelona e Madri aos "indignados", em eleições locais, onde os conservadores podem perder um bom número de regiões e o grupo de esquerda radical Podemos confirma seu avanço.

A seis meses das eleições gerais, os eleitores evidenciaram sua irritação com a crise, com os cortes e os escândalos de corrupção, apesar da incipiente recuperação econômica que a direita exibe como sua grande conquista.

Em Barcelona, o partido liderado pela ativista anti-remoções Ada Colau, Barcelona en Común, superou com 11 vereadores os 10 do prefeito nacionalista conservador em fim de mandato Xavier Trias.

Com a necessidade de mais 10 vereadores da maioria absoluta, Colau começa agora uma rodada de negociações de forma transparente com forças de esquerda para alcançar um apoio estável.

A busca de pactos se repetirá em Madri, onde a ex-juíza Manuela Carmena com o Ahora Madrid, ao qual o Podemos se integrou, foi a segunda força mais votada com 20 vereadores, atrás dos 21 do Partido Popular (PP), e pode governar se os socialistas a apoiarem com seus nove vereadores.

"O mais difícil já está feito", afirmou Carmena nesta segunda-feira à tarde, assegurando ter discutido com o líder da lista socialista, Antonio Miguel Carmona.

"Fazer as coisas de outra maneira"

"É uma esperança de mudança. É um sopro de ar fresco", afirmava nesta segunda-feira Antonio Sama, um sindicalista de 53 anos, que protestava ante a prefeitura de Madri contra salários em atraso da Real Fábrica de Tapetes espanhola.

Carmena "pode convencer muita gente que tem medo das mudanças de que é possível fazer coisas de outra maneira", afirmava Isabel Fernández López, outra manifestante de 51 anos.

Durante a noite, os partidários de Carmena, de 71 anos, festejaram sua vitória na capital espanhola, que a direita governa há 24 anos e que em 2011 presenciou o nascimento do movimento dos "indignados".

Mas, após tocar o céu, estes "indignados" terão que voltar à terra para selar os pactos.

Em Barcelona, uma coalizão da oposição ainda pode afastar Colau, enquanto em Madri a candidata conservadora Esperanza Aguirre promete uma dura disputa.

O secretário-geral do PSOE, Pedro Sánchez, cujo partido obteve 25% dos votos em nível nacional, afirmou que os espanhóis mostraram que desejam dar uma guinada à esquerda e abriu seu partido a "articular governos progressistas no conjunto de comunidades autônomas e municípios para uma mudança segura".

Mais proximidade

No conjunto do país, a direita recebeu um duro corretivo com o risco de perder redutos tradicionais como Valencia ou as ilhas Baleares.

"Vamos perder o governo de comunidades autônomas que são muito importantes para nós e não apenas comunidades autônomas, mas também em capitais de província", disse à rádio Cadena Ser a candidata à presidir a região de Madri, Cristina Cifuentes, representante da ala moderada do PP.

Os espanhóis "querem que mudemos comportamentos, que tenhamos mais proximidade", acrescentou.

O PP, que dirigia 13 das 17 regiões espanholas, perdeu 2,5 milhões de votos, embora continue sendo a primeira força em número de sufrágios.

"Sofremos uma importante perda de votos e, portanto, não podemos estar satisfeitos", afirmou o chefe de Governo espanhol, Mariano Rajoy, após uma reunião do comitê executivo de seu partido, que pode perder o poder em seis regiões.

Estas eleições eram vistas como um teste para as eleições legislativas programadas para o final deste ano. No entanto, Rajoy, que busca a reeleição, disse que não estava preocupado.

"Nesse caso, estou muito confortável e tranquilo", disse ele, descartando "fazer algum tipo de mudança (...) no governo nem no partido". "Estou absolutamente convencido de que os espanhóis irão reconhecer o esforço" do executivo para enfrentar a crise, afirmou.

Podemos, criado em janeiro de 2014 por um grupo de professores de ciência política, irrompe como a terceira força política em uma dúzia de regiões, o que lhe permitirá impor algumas de suas ideias.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)