(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ex-ditador Bouterse busca permanecer no poder no Suriname


postado em 25/05/2015 14:22

O Suriname realiza nesta segunda-feira eleições gerais nas quais o controverso presidente Desi Bouterse, condenado por tráfico de drogas, busca permanecer no poder.

Bouterse, que em 2010 se tornou presidente do Suriname (ex-Guiana Holandesa), buscará um segundo mandato de cinco anos no menor país da América do Sul.

O presidente, que dirigiu o Suriname de forma intermitente desde 1980 depois de liderar um golpe de Estado, tentará prescindir da aliança que formou nas últimas eleições, em 2010, com seu outrora inimigo Ronnie Brunswijk e formar pela primeira vez na história do país um governo democrático sem a necessidade de uma coalizão.

Para isso precisa de 26 dos 51 assentos do Parlamento do Suriname, e 34 para ser reeleito presidente, ou seja, dois terços da Câmara.

Seu principal rival é V7, uma coalizão de seis partidos que o acusa de corrupção maciça e conta com uma ampla base étnica neste país racialmente diverso cujos 539.000 habitantes têm raízes em Ásia, África, Europa e América.

O terceiro grupo majoritário é a aliança Combinación Alternativa liderada por Brunskwijk, um ex-líder guerrilheiro que combateu com as armas o governo militar de Bouterse antes de se unir ao seu antigo inimigo em 2010.

Figura controversa, o comandante Desi Bouterse, de 69 anos, tomou o poder desta ex-colônia primeiro britânica e depois holandesa cinco anos após sua independência, em 1975.

Instaurou uma ditadura militar, dirigiu o país até 1987, antes de conduzir um segundo golpe de Estado para um breve retorno ao poder, até 1991.

Em 1982 sufocou duas tentativas de derrubá-lo do poder e executou 15 opositores, um fato que entrou para a história como "Os assassinos de dezembro".

Sua história pessoal sofreu uma guinada radical, com sua condenação em junho de 2000 na Holanda a 11 anos de prisão, à revelia, por tráfico de cocaína.

Procurado pela Interpol, foi eleito em 2010 presidente do Suriname, o que lhe deu imunidade.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)