(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Negociador iraniano nega ter aceitado inspeção em bases militares


postado em 24/05/2015 13:55

Um importante negociador iraniano desmentiu neste domingo ter aceitado o início de inspeção de bases militares como parte de um acordo nuclear com as grandes potências, um dos pontos mais delicados das negociações em curso.

Abas Araghchi, vice-ministro das Relações Exteriores e um dos principais negociadores iranianos, participou pela manhã de uma audiência com uma comissão parlamentar sobre o progresso das discussões com o grupo 5+1 (China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha).

O deputado ultraconservador Javad Karimi Ghodusi, citado pela agência Fars, havia afirmado após a reunião a portas fechadas que "em seu relatório, Araghchi afirmou que as inspeções de bases militares haviam sido aceitas, mas que se tratam de inspeções que seriam regulamentadas e realizadas com a maior seriedade".

A declaração parece contraditória com a opinião do guia supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, que controla os assuntos estratégicos do país.

Khamenei havia afirmado na quarta-feira que a inspeção das bases militares e as entrevistas de cientistas iranianos com especialistas estrangeiros estavam excluídas do esperado acordo nuclear, que está sendo negociado há um ano e meio.

Durante a audiência, "Araghchi explicou que as inspeções ocorreriam no marco do Protocolo adicional (Tratado de não proliferação de armas nuncleares - TNP) e não se trata de que os americanos poderão inspecionar qualquer lugar a qualquer momento. O que é certo é que estas inspeções estarão regulamentadas", afirmou Behruz Nemati, porta-voz da presidência do Parlamento, citado pela agência oficial IRNA.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)