(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Milhares de japoneses se manifestam em Tóquio contra base militar americana


postado em 24/05/2015 11:55

Cerca de 15.000 manifestantes formaram, neste domingo, em Tóquio, uma corrente humana para protestar contra o projeto de construir uma nova base militar americana no arquipélago de Okinawa.

Os manifestantes cercaram o Parlamento com cartazes contra o projeto que prevê transferir a base americana de Futenma para Henoko, no nordeste do arquipélago.

Situada na cidade de Ginowan, a base de Futenma deve ser deslocada até uma região litoral menos populosa, mas os habitantes de Okinawa não querem nenhuma base em seu território.

"Devemos impedir essa construção", declarou um manifestante de 66 anos, Akemi Kitajima.

Okinawa, um arquipélago ocupado pelos Estados Unidos no final da Segunda Guerra Mundial e devolvido ao Japão em 1972, abriga mais da metade dos 47.000 soldados americanos presentes em território japonês.

Os habitantes estão insatisfeitos com a presença de soldados americanos devido ao ruído dos aviões e aos riscos de acidentes.

Além disso, argumentam que a presença dos soldados constitui uma porta aberta para a criminalidade, com base em vários casos de estupro registrados nos últimos anos.

Em 29 de abril passado, em Washington, o primeiro-ministro conservador, Shinzo Abe, confirmou que pretende transferir a base de Futenma em função do pacto de defesa Japão-EUA.

"É a única solução", disse Abe após reunir-se com o presidente americano, Barack Obama.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)