(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vitória do "Sim" ao casamento gay é praticamente certa na Irlanda


postado em 23/05/2015 09:46

A vitória do "Sim" ao casamento entre pessoas do mesmo sexo é considerada praticamente certa na Irlanda, que ainda aguarda o resultado oficial do referendo realizado na sexta-feira.

"Evidentemente, aconteceu uma impressionante vitória do 'Sim'", disse David Quinn, diretor do Instituto Iona, uma organização de lobby católico, e um dos líderes da campanha do "Não".

Poucos minutos antes, dois secretários de Estado anunciaram a vitória do "Sim".

"As principais urnas foram abertas. É o "Sim". E inclusive com uma vitória esmagadora em Dublin. Hoje estou muito orgulhoso de ser irlandês", escreveu no Twitter Aodhan O Riordain, secretário de Estado para a Igualdade.

O secretário de Estado para a Proteção Social, Kevin Humphreys, prevê um "tsunami a favor do 'Sim'".

O resultado oficial deve ser divulgado nas próximas horas.

As últimas pesquisas apontavam a vitória do "Sim", mas a vantagem para o "Não" registrou uma queda na semana passada.

Na sexta-feira, mais de 3,2 milhões de irlandeses estavam registrados para votar a favor ou contra uma emenda constitucional que contempla que "o matrimônio pode ser contratado de acordo com a lei por duas pessoas, sem distinção de sexo".

Segundo a imprensa local, o índice de participação superou 60%, em particular nas grandes cidades, um resultado acima do registrado nas eleições mais recentes no país.

O referendo, organizado 22 anos depois da homossexualidade deixar de ser considerada crime na Irlanda, provocou debates intensos nas últimas semanas, em um país no qual a Igreja Católica, contrária ao casamento gay, mantém uma influência considerável.

O jornal Independent afirma em um editorial neste sábado que "durante a campanha melhorou a percepção dos homossexuais no país".

"Muitos homossexuais se destacaram com coragem, para explicar como saíram da sombra para reconciliar-se com sua identidade".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)