(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BoJ mantém política monetária e diz que economia japonesa está melhorando


postado em 22/05/2015 01:01

O Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) anunciou hoje que manteve inalterada sua política monetária, dados os sinais de que a economia do país está melhorando moderadamente.

A decisão de manter no patamar atual o programa de compra de ativos com volume anual de 80 trilhões de ienes foi tomada por 8 votos a 1. Mais uma vez, o único dirigente contrário à manutenção foi Takahide Kiuchi, que sugeriu reduzir o programa para 45 trilhões de ienes anuais.

A decisão do BoJ acontece dias depois de o governo central divulgar que o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 2,4% no primeiro trimestre do ano frente ao mesmo período do ano passado. Apesar de maior do que a estimativa de analistas, a alta do PIB foi minimizada porque boa parte do crescimento se deu pelo aumento dos estoques, o que pode significar uma queda da produção nos próximos meses.

O comunicado da autoridade monetária repetiu basicamente o que foi dito no texto anterior, mas trocou a expressão "continua sua tendência de recuperação modesta" para "continua a se recuperar moderadamente". Houve também uma melhora das perspectivas para o consumo e investimento em habitação, além de um piora na perspectiva para os investimentos públicos. Fonte: Dow Jones Newswires.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)