(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Para jornal alemão Bild, a Grécia é um país de fraudadores e desocupados


postado em 10/05/2015 13:52

Desde o início da crise grega ao jornal alemão Bild, o mais lido da Europa, acusa Atenas de desperdiçar o dinheiro do contribuinte alemão - uma campanha mais comercial do que ideológica, segundo os especialistas.

"Vocês, gregos, já basta!", trazia uma recente edição do diário, após os novos confrontos entre Atenas e seus credores europeus.

Desde 2010, as canetas afiadas deste jornal, que reivindica ter mais de 11 milhões de leitores diários, se lançaram contra os "gregos falidos", a quem lembram sempre que "dinheiro não cai das oliveiras".

Mas o jornal nega que seja ataque intencional. "Não temos nenhum problema com os gregos. Pelo contrário!", garantiu à AFP Bela Anda, chefe da editoria política. "É um belo país com uma cultura rica", garante.

Após 53 anos de existência, o Bild mantém sua capacidade de perceber a opinião pública alemã e desde a chegada ao poder, no final de janeiro, do partido de esquerda radical Syriza, o tabloide parece ter levantado o tom.

Em março, todos os deputados alemães receberam uma carta do Bild perguntando se eles votariam contra, a favor ou se absteriam a um terceiro plano para a Grécia, ainda que por enquanto não haja nenhum plano de assistência adicional seja debatido.

"Temos que ver o que eles fazem com o dinheiro dos nossos impostos", explica Bela Anda. "Esta função de controle responde ao nosso trabalho de imprensa independente", acrescenta.

O mundo, segundo o Bild, é muito simples. De um lado, os gregos que bebem ouzo enquanto recebem pensões douradas ou enganam a receita federal em suas ilhas ensolaradas. E, do outro lado, os alemães "que se levantam cedo, trabalham o dia todo" e são, há anos, a galinha dos ovos de ouro da Europa pelos impostos que pagam.

Bild nunca menciona o cargo de Alexis Tsipras (primeiro-ministro ), mas o chama de "terror da Europa" ou "chefe dos radicais gregos".

A ameaça da Grécia, por onde passaram em 2014 2,5 milhões de turistas alemães, parece tão grande que o jornal perguntou: "Quem é o mais perigoso para nós, o grego ou o russo?", referindo-se ao presidente russo, Vladimir Putin.

- Mais lenha na fogueira -

"Esta forma de trabalho, que consiste em adicionar lenha na fogueira, é o modelo de negócios do Bild", disse à AFP Wolfgang Storz, um especialista no jornal.

"O objetivo é maximizar o público. Um dia é o ministro grego das Finanças, no dia seguinte pode ser o divórcio de uma celebridade, no terceiro, uma visita a um clube de swing de um jogador de futebol", acrescenta.

O Bild "estigmatiza e difama todo um povo [...] para alimentar esse sentimento de 'nós contra eles'", analisa o especialista em mídia Mats Schönhauer, autor de um blog crítico sobre o jornal.

Como o resto da imprensa escrita, o Bild enfrenta um declínio acentuado de seus leitores. Seus 2,2 milhões de exemplares vendidos diariamente fazem inveja a qualquer jornal europeu, mas representam apenas metade das vendas de 15 anos atrás.

Neste contexto, o papel torna-se mais agressivo. No final de fevereiro, o Bild trouxe uma enorme reportagem de capa com um imenso "NEIN" ("não", em alemão) para dizer não à extensão em condições de ajuda financeira à Grécia adotadas pelos deputados alemães.

E os leitores foram convidados a tirar uma fotografia com esta página, o que poderia aparecer na capa do próximo dia.

Alemão jornalistas federação DJV criticou o Bild, de propriedade do poderoso grupo de mídia Axel Springer, por travar uma "campanha política" contra a Grécia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)