(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Montadora alemã apresenta primeiro caminhão auto-dirigido do mundo


postado em 06/05/2015 17:31

A montadora alemã Daimler apresentou o que chama de primeiro caminhão auto-dirigido do mundo autorizado para uso em vias públicas, e exibiu o veículo inovador no estado norte-americano de Nevada.

O caminhão Freightliner Inspiration foi lançado na icônica Represa Hoover, a uma hora de carro de Las Vegas, disse Wolfgang Bernhard, chefe da divisão de caminhões e ônibus da Daimler.

"A represa Hoover oferece o cenário ideal para um lançamento tão significativo para a indústria de caminhões", disse. "Ela não só foi construída usando principalmente caminhões, mas é uma inspiração em termos de estrutura como poucas outras do mundo", acrescentou.

A empresa com sede em Stuttgart disse em comunicado que Nevada aprovou dois caminhões Freightliner Inspiration para trafegar normalmente em vias públicas.

Os veículos têm sistemas inteligentes, incluindo sensores e reguladores de velocidade ativa, e são autorizados para utilização sem um motorista humano - embora alguém tenha que estar presente para monitorar o sistema e assumir o volante, se necessário.

"A autorização para trafegar em estradas nos Estados Unidos é um passo importante para os caminhões autodirigidos", afirmou Bernhard.

A Daimler, cujos veículos incluem a marca de luxo Mercedes-Benz e os compactos da Smart, é também o maior fabricante mundial de caminhões com marcas como Mercedes-Benz, Freightliner, Fuso e BharatBenz.

A gigante alemã é pioneira na tecnologia de veículos que dirigem sozinhos, tanto em carros quanto em caminhões.

Além de maior segurança em comparação com motoristas humanos, os caminhões auto-dirigidos podem economizar até 5% no consumo de combustível. O trabalho do motorista do caminhão também fica menos tedioso e, portanto, mais atraente, acrescentou Bernhard.

Ele afirmou que um caminhão totalmente auto-conduzido, sem a necessidade de monitoramento humano "não estará conosco antes de 2025".

Daimler está buscando autorização na Alemanha semelhante à obtida em Nevada.

A montadora alemã testou um caminhão auto-dirigido da Mercedes-Benz na Alemanha em julho de 2014, mas em um trecho de rodovia sem qualquer outro tráfego.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)