(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Canadá: tribunal prorroga decisão sobre liberdade de ex-preso de Guantánamo


postado em 06/05/2015 00:52

Um tribunal canadense adiou nesta terça-feira a libertação de um ex-preso de Guantánamo, Omar Khadr, diante da oposição do governo, que teme que isso prejudique as relações diplomáticas com os Estados Unidos.

O tribunal de apelações de Edmonton (Alberta, oeste) adiou até quinta-feira a liberdade condicional do canadense capturado em 2002, aos 15 anos de idade, pelo exército americano no Afeganistão.

O tribunal estabeleceu as condições para que seja executada a liberdade de Khadr, caso o pedido de manutenção da prisão pelo governo seja negado na quinta-feira.

Nascido em Toronto, filho de um membro influente da Al-Qaeda, Khadr foi condenado em 2010 por um tribunal militar de exceção dos EUA a oito anos de prisão pela morte de um soldado de elite americano no Afeganistão.Em 2012 ele foi transferido a uma prisão canadense.

Khadr alega que não se lembra do que aconteceu na noite do fatídico combate, mas assinou um acordo em que declarou culpado. Segundo ele, essa era a sua "única esperança" de sair de uma prisão de segurança máxima.

Ottawa apresentou um pedido urgente ao tribunal de apelações de Alberta, na segunda-feira, para que a decisão fosse prorrogada, alegando que um tribunal de primeira instância não teria autoridade suficiente para libertá-lo.

O advogado de Khadr, disse no tribunal que os argumentos contra a liberdade condicional são uma "cortina de fumaça".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)