(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Obama exalta coragem dos curdos em encontro com presidente do Curdistão iraquiano


postado em 05/05/2015 22:55

O presidente Barack Obama recebeu nesta terça-feira na Casa Branca o presidente da região autônoma do Curdistão iraquiano, elogiando a "coragem" dos peshmergas curdos, peças-chave do dispositivo terrestre na luta contra os jihadistas do grupo Estado Islâmico.

Em uma reunião com Massud Barzani, Obama e o vice-presidente Joe Biden reafirmaram o apoio "forte e contínuo" de Washington à região autônoma do Curdistão iraquiano e com o povo curdo, segundo um comunicado difundido pela Casa Branca.

Barzani agradeceu aos Estados Unidos pelo apoio militar "significativo" dado aos peshmergas, em coordenação com o governo iraquiano, segundo a mesma fonte.

A coalizão liderada pelos Estados Unidos realizou mais de 3.000 ataques aéreos no Iraque e na Síria desde agosto passado, contra os jihadistas do grupo Estado Islâmico, que se apoderaram de amplas áreas nos territórios dos dois países.

As forças curdas dos peshmergas, que recebem armas de Reino Unido, França e Estados Unidos, são um elemento central no dispositivo terrestre da coalizão.

Entre 4.000 e 6.000 iraquianos, muitos deles vindos de Mossul depois de sua captura pelo EI no ano passado, se encontram atualmente no Curdistão iraquiano para a próxima ofensiva, com o objetivo de recuperar a segunda cidade do Iraque, situada a aproximadamente 90 km a oeste de Erbil, capital do Curdistão iraquiano.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)