(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Marcha de israelenses de origem etíope deixa vários feridos em Tel Aviv


postado em 03/05/2015 19:07

Pelo menos 23 policiais e sete manifestantes ficaram feridos neste domingo em incidentes que se seguiram a uma marcha convocada por israelenses de origem etíope para denunciar a "brutalidade policial" e a discriminação institucional, informaram fontes dos serviços de emergência.

A polícia lançou bombas de efeito moral e de gás lacrimogênio para impedir que alguns manifestantes invadissem a prefeitura de Tel Aviv, constatou um correspondente da AFP.

Alguns atiraram pedras, garrafas de vido e cadeiras retiradas de restaurantes vizinhos contra a polícia, que tentou dispersá-los com jatos d'água.

O porta-voz da polícia, Luba Samri, informou que várias pessoas foram detidas.

Segundo os organizadores, a manifestação reuniu 10 mil pessoas - 3.000 segundo a polícia -, três dias depois de uma passeata em Jerusalém que também terminou com incidentes.

A manifestação tinha sido convocada em protesto por um vídeo que mostra dois policiais agredindo um soldado israelense de origem etíope.

Muitos israelenses de outras origens participaram da marcha, gritando palavras de ordem, como "um policial violento deve ir para a prisão" e "pedimos igualdade de direitos".

"Por ser negro, tenho que protestar hoje", disse à AFP Eddie Maconen, de 34 anos.

"Nunca fui vítima da violência policial, mas isto e algo dirigido contra a minha comunidade", explicou Maconen, que chegou ao país com 3 anos de idade.

Depois do inicio do protesto, o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, emitiu um comunicado informando que na segunda-feira se reunirá com Damas Pakad, o soldado vítima do ataque, e com representantes da comunidade etíope.

Após os incidentes, Netanyahu disse que todas as demandas serão analisadas, mas que não há espaço para violência e para este tipo de distúrbios.

Em Israel vivem mais de 135.000 judeus etíopes, que emigraram em duas ondas, a primeira em 1984 e a segunda em 1991.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)