(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Líbia intercepta 500 emigrantes em um barco a caminho da Europa


postado em 03/05/2015 14:25 / atualizado em 03/05/2015 17:11

A Guarda Costeira da Líbia interceptou neste domingo cinco embarcações com cerca de 500 emigrantes a bordo que tentavam atravessar o Mediterrâneo para chegar à Europa, segundo responsáveis.

Os navios foram localizado a oito milhas náuticas das costas líbias, e receberam a ordem de regressar a Misrata, a leste da capital, Trípoli, onde as autoridades instalaram um centro de detenção, informou à AFP o coronel Reda Isa. Este episódio é o último de um final de semana marcado por várias operações de salvamento no Mediterrâneo. Mais de 3.7 mil pessoas foram resgatadas no sábado e uma dezena foi encontrada morta.

A cada dia, centenas de emigrantes embarcam nas costas líbias em embarcações precárias com a esperança de chegar ao continente europeu: na travessia, extremamente perigosa, morreram somente em abril 1,2 mil pessoas, 750 delas em uma das piores tragédias marítimas em décadas.

Após a tragédia ocorrida, a UE decidiu reforçar sua presença no mar e triplicar seu orçamento de salvamento marítimo, mas a instável situação política na Líbia favorece a utilização de suas costas como uma das grandes rotas de trânsito para a Europa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)