(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mais de 3.600 imigrantes são resgatados no Mediterrâneo

Balanço é um dos maiores dos últimos anos para apenas um dia. Neste domingo, Guarda Costeira realizava outras operações de emergência e encontrei dez imigrantes mortos


postado em 03/05/2015 10:52 / atualizado em 03/05/2015 13:04

Operações são para resgatar imigrantes que saíram da costa da Líbia(foto: AFP PHOTO / GUARDIA COSTIERA)
Operações são para resgatar imigrantes que saíram da costa da Líbia (foto: AFP PHOTO / GUARDIA COSTIERA)
A Guarda Costeira italiana anunciou neste domingo (03/05) que resgatou 3.690 imigrantes neste sábado (2) no Mediterrâneo. Embora não represente um recorde, o balanço é um dos maiores dos últimos anos para apenas um dia, ao lado dos 3.791 migrantes socorridos em 12 abril e dos 2.850 do dia 13.

Neste domingo, a Guarda Costeira realizava outras operações de emergência, quando foram encontrados os corpos de pelo menos dez imigrantes mortos, que foram retirados do mar em três operações de resgate.

As operações fazem parte de mais de uma dezena de envios de barcos para resgatar imigrantes que saíram da costa da Líbia. Há pouco, a Itália havia informado que resgatou 3,690 mil imigrantes num único dia.


Um total de 219 migrantes foram socorridos pela embarcação francesa "Commandant Birot", que passou a reforçar na semana passada o dispositivo europeu no Mediterrâneo, após uma série de naufrágios registrados em abril.


Além do navio francês, as operações de sábado mobilizaram quatro embarcações da Guarda Costeira italiana, dois navios da Marinha da Itália, dois cargueiros, dois barcos da polícia alfandegária e dois rebocadores.


A Marinha italiana anunciou que a fragata Bersagliere resgatou 778 pessoas e o patrulheiro Vega outros 675.


Alguns imigrantes resgatados no sábado chegaram durante a noite à ilha italiana de Lampedusa, a mais próxima da costa africana, e os demais são aguardados neste domingo na Sicília ou sul da Itália.


Centenas de imigrantes, em sua maioria africanos, mas também sírios, partem, muitas vezes da Líbia, onde o caos deixa o caminho livre para a ação dos traficantes.


Após os naufrágios que deixaram mais de 1.200 mortos em abril, os líderes europeus reunidos em 23 de abril decidiram reforçar a presença da UE no Mediterrâneo, triplicando a operação europeia Triton, que até então contava com três milhões de euros por mês.

Operações mobilizaram quatro embarcações da Guarda Costeira italiana(foto: AFP PHOTO / GUARDIA COSTIERA)
Operações mobilizaram quatro embarcações da Guarda Costeira italiana (foto: AFP PHOTO / GUARDIA COSTIERA)


(foto: AFP PHOTO / GUARDIA COSTIERA)
(foto: AFP PHOTO / GUARDIA COSTIERA)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)