(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Israel denuncia risco de atentado contra judeus na Tunísia; Túnis desmente


postado em 02/05/2015 20:16

Israel advertiu neste sábado que há "ameaças concretas" de atentados contra judeus ou israelenses na Tunísia, uma informação que foi desmentida por fontes tunisianas.

"Informações atualizadas indicam que há projetos de atentados contra alvos israelenses e judaicos na Tunísia", reportou o organismo encarregado da segurança, subordinado ao premiê, Benjamin Netanyahu.

Em vista destas ameaças, o comunicado aconselha aos israelenses que evitem viajar para a Tunísia.

Um encarregado do ministério tunisiano do Interior desmentiu a existência de ameaças. "Não temos nada sobre isto. Não há ameaças" de atentado, declarou à AFP este funcionário, que pediu para ter sua identidade preservada.

As autoridades israelenses advertiram que os riscos de atentados aumentam com a proximidade da festa judaica do Lag Baômer, que este ano será celebrada em 7 de maio. Durante esta festividade, realiza-se a peregrinação à tumba dos grandes rabinos de Israel, mas também na Tunísia, sobretudo em Djerba, onde vive uma das últimas comunidades judaicas do mundo árabe.

Todos os anos, milhares de peregrinos, vindos sobretudo da França e de Israel, se reúnem para a festa de Lag Baômer em Djerba. Em 11 de abril de 2002, um atentado contra a sinagoga de la Ghriba, em Djerba, atribuída à rede Al-Quaeda, deixou 19 mortos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)