(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Polícia de Baltimore em alerta após noite de violentos distúrbios raciais


postado em 28/04/2015 16:40

A polícia patrulhava nesta terça-feira as ruas de Baltimore, no noroeste dos Estados Unidos, após os violentos incidentes que segundo o presidente Barack Obama geram "perguntas preocupantes" sobre a relação entre a polícia e a comunidade negra no país.

Os incêndios provocados na madrugada foram controlados lentamente ao longo da manhã nesta cidade de maioria negra e que conta com inúmeros bairros carentes.

O presidente Barack Obama condenou os atos de violência em Baltimore e afirmou que não há desculpas para eles, mas destacou estar convicto de que os Estados Unidos enfrentam uma crise latente em relação à polícia, especialmente em sua abordagem com os negros.

"Vemos muitos exemplos de interação entre a polícia e as pessoas, principalmente com os afro-americanos, geralmente pobres, que levantam perguntas preocupantes", afirmou o presidente em coletiva na Casa Branca.

Na opinião de Obama, "o departamento de polícia deve fazer uma reflexão". "E acho que há comunidades que devem fazer uma reflexão. Acho que todos nós, como um país, devemos fazer uma reflexão", completou.

Obama afirmou ainda que, se o país quiser resolver os problemas que envenenam a moderna sociedade americana, os Estados Unidos deveriam não apenas repensar a formação da polícia, como também seu sistema educacional e talvez uma reforma do sistema judicial.

Cidade tomada

Um toque de recolher foi instaurado em Baltimore a partir desta terça-feira, das 05H00 às 22h00 horas local, por uma semana.

A prefeita de Baltimore anunciou na noite de segunda-feira que a Guarda Nacional foi convocada para enfrentar os protestos.

A decisão foi tomada logo após o governador do estado de Maryland, Larry Hogan, declarar situação de emergência em Baltimore, abrindo caminho para a convocação da Guarda Nacional para esta cidade de 620 mil habitantes.

Os novos episódios de violência em Baltimore ocorreram após o enterro de Freddie Gray, que morreu no hospital com traumatismos depois de ser detido pela polícia.

Os manifestantes, reunidos em pequenos grupos, percorreram as ruas da cidade saqueando lojas e destruindo veículos, incluindo carros da polícia. Várias pessoas invadiram um shopping e roubaram as lojas do centro comercial.

O coronel da polícia Darryl De Sousa informou que os distúrbios deixaram ao menos 15 feridos e 27 detidos.

"Agora mesmo estamos vendo um tipo de violência sem precedentes através da cidade. Principalmente na região leste de Baltimore".

De acordo com o capitão Eric Kowalczyk, da polícia de Baltimore, um policial ficou inconsciente e outros sofreram fraturas com uma verdadeira chuva de pedras e garrafas lançadas pelos manifestantes.

Imagens feitas de helicópteros por emissoras de TV mostraram a multidão atirando cones, garrafas e lixeiras contra policiais, antes de quebrar vidraças e saquear lojas.

Também revelaram o incêndio em um centro de atendimento a idosos em construção, sem precisar se foi alvo dos manifestantes.

Freddie Gray, 25 anos, que morreu há uma semana no hospital, foi enterrado na segunda-feira em uma cerimônia marcada pelo tom político.

Gray faleceu devido a uma fratura na cervical, uma semana após sua prisão em Baltimore.

Vídeos da detenção de Gray, gravados por transeuntes, mostram como a polícia agiu violentamente ao jogá-lo no chão.

Segundo as imagens, o jovem gritava de dor antes de ser levado em uma viatura policial, que fez três paradas sem explicação no trajeto até a delegacia.

Seis policiais envolvidos estão suspensos até que sejam entregues os resultados da investigação, no dia 1º de maio.

No começo do funeral, a polícia anunciou ter recebido a ameaça de que "várias gangues da cidade se associaram para 'eliminar' agentes policiais".

A cerimônia, que contou com cerca de 3 mil pessoas, durou duas horas e meia e teve um forte viés político.

O pastor Jamal Bryant disse que Freddie Gray "fez o que é proibido aos homens negros: olhar nos olhos de um policial".

Desde o anúncio da morte de Freddie Gray acontecem protestos quase diários em Baltimore.

Na madrugada de sábado para domingo, as manifestações terminaram com 34 pessoas detidas e seis policiais levemente feridos.

Mais de um milhão de pessoas exigiram o esclarecimento das circunstância da morte do rapaz e o fim da violência policial contra a população negra.

O caso de Freddie Gray é o mais recente em uma série de mortes de negros americanos desarmados pela polícia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)