(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Veja casos recentes de afroamericanos mortos por policiais nos EUA


postado em 28/04/2015 14:52

Os distúrbios que atingiram a cidade americana de Baltimore na segunda-feira após a morte de um jovem negro uma semana após sua detenção são o mais recente episódio de uma série de incidentes e explosões de violência derivados da má conduta policial nos Estados Unidos:

- 2014 -

- 17 de julho: Eric Garner, de 43 anos, que tinha seis filhos, morre asfixiado durante uma detenção violenta em Staten Island, Nova York, depois que policiais suspeitaram que ele vendia cigarros na rua de forma ilegal. Em um vídeo amador é possível ouvir a vítima afirmando: "Não consigo respirar". A decisão de um grande júri no início de dezembro de não indiciar o policial branco envolvido desencadeou uma onda de manifestações.

- 9 de agosto: em Ferguson (Missouri), Michael Brown, de 18 anos, é morto por um policial branco, Darren Wilson. A morte do jovem, que não estava armado, provocou violentos distúrbios raciais na cidade da região de Saint Louis, que tem a maioria da população negra.

No fim de novembro, o Departamento de Justiça inocentou de todas as acusações o policial envolvido - que deixou o cargo pouco depois -, o que provocou uma nova reação de revolta, acompanhada de distúrbios e saques em Ferguson.

- 11 de agosto: Ezell Ford, de 25 anos, desarmado e que segundo a família sofria de distúrbios mentais e esquizofrenia, é morto em Los Angeles (Califórnia, oeste) por dois policiais quando caminhava pela rua. Segundo as autoridades, ele teria feito uma tentativa de retirar a arma de um dos agentes.

- 20 de novembro: Akai Gurley, pai de família de 28 anos, é morto a tiros "por acidente" na ação de um policial branco, nas escadas mal iluminadas de um edifício do Brooklyn, em Nova York. O agente Peter Liang é acusado de homicídio culposo.

- 22 novembro: Tamir Rice, 12 anos, brinca com uma arma de brinquedo em um parque quando é morto por um policial em Cleveland (Ohio, norte). O agente não tinha condições de distinguir se a arma era verdadeira ou falsa, afirmou o chefe de polícia.

Em Ohio foi registrado um incidente similar em agosto, quando policiais responderam a uma ligação de emergência e mataram um afroamericano, John Crawford, em um supermercado quando a vítima segurava uma pistola de brinquedo vendida no local.

- 2015 -

- 6 de março: Tony Terrel Robinson, de 19 anos, morre em Madison (Wisconsin, norte) em uma ação policial. O caso provoca manifestações iradas, atiçadas depois que o Departamento de Justiça publica um relatório devastador contra a polícia de Ferguson por racismo.

- 9 de março: na Geórgia (sudeste), um policial branco mata Anthony Hill, 27 anos, um homem desarmado que sofria de problemas mentais. Segundo a polícia, ele teria atacado um dos agentes.

- 2 de abril: Eric Harris, um homem negro de 44 anos e com antecedentes criminais, é abatido por Robert Bates (73 anos), xerife assistente voluntário de Tulsa, estado de Oklahoma (centro) após uma patrulha de rotina. Bates afirmou posteriormente que acreditava ter pego sua pistola Taser em vez de sua arma de fogo. Bates foi processado por homicídio culposo, mas foi colocado em liberdade com uma fiança de 25.000 dólares.

- 7 de abril: um policial branco, Michael Slager, de 33 anos, é detido e acusado de assassinato em North Charleston, Carolina do Sul, após a divulgação de um vídeo que mostra quando deu oito tiros pelas costas em um homem negro desarmado, Walter Scott, de 50 anos, morto em 4 de abril.

- 19 de abril: Freddie Gray, jovem negro de 19 anos, morre em circunstâncias não esclarecidas depois de ser preso uma semana antes em Baltimore (leste dos Estados Unidos). Acusado de possuir um canivete, foi imobilizado violentamente e quando faleceu sua coluna vertebral estava seccionada na altura da cervical. A violência provocou manifestações em Baltimore após seu funeral, que contou com a participação de 3.000 pessoas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)