(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Conheça os procedimentos de execução na Indonésia


postado em 28/04/2015 10:37 / atualizado em 28/04/2015 10:53

(foto: AFP Photo)
(foto: AFP Photo)
Oito cidadãos estrangeiros, incluindo um brasileiro, e um indonésio devem ser executados nas próximas horas em uma prisão da Indonésia. Apesar da indignação internacional e dos apelos desesperados de clemência dos parentes, Jacarta pretende executar o grupo, oito homens e uma mulher, incluindo o brasileiro Rodrigo Gularte.


A seguir algumas perguntas e respostas sobre o processo:

Onde acontecem as execuções?

A Indonésia executa os condenados em Nusakambangan, uma ilha de Java Central que é usada como prisão de segurança máxima desde o mandato colonial da Holanda.

Qual o tempo de notificação dos prisioneiros sobre a execução?

As autoridades devem anunciar a execução com no mínimo 72 horas de antecedência. Uma vez notificados, os prisioneiros são levados para celas de isolamento. No caso de estrangeiros, os governos são informados sobre a execução iminente.

O que acontece depois?

Uma hora antes da execução, uma equipe de 12 policiais especializados comparece ao local. Eles tomam posições de cinco a 10 metros de distância do ponto em que os condenados serão colocados e preparam os rifles.

Um comandante carrega cada rifle com uma bala, mas apenas três delas são reais, para evitar a possibilidade de determinar quem disparou o tiro letal. Os prisioneiros sentenciados à morte pelo mesmo crime devem ser executados ao mesmo tempo, mas por diferentes pelotões de fuzilamento. O governo não divulgou quantos pelotões nem em quantos grupos os condenados serão divididos.

Como os condenados são executados?

Os detentos condenados são levados para um espaço aberto, onde as mãos e pés são amarrados. Eles são colocados diante de postes individuais.  Eles podem escolher entre permanecer sentados, ajoelhados ou de pé no momento da execução. Podem usar uma venda nos olhos se assim desejarem.

Os prisioneiros têm direito a três minutos finais ao lado de um conselheiro religioso, antes que o comandante faça uma marca em suas roupas na altura do coração. Em seguida, o comandante saca uma espada e, quando abaixa a arma, o pelotão abre fogo.  Se um médico constata que algum condenado sobreviveu, um soldado atira na cabeça do réu com uma pistola.

Os indonésios concordam com a condenação à pena de morte para o crime de tráfico de drogas?

Uma pesquisa nacional publicada em março pelo instituto Indo Barometer mostra que 84% dos entrevistados apoiam a pena de morte para os traficantes de drogas, com apenas 12% de pessoas contrárias à medida. Muitos habitantes da Indonésia consideram os traficantes de drogas como terroristas, assassinos ou estupradores.  O país tem uma das leis de combate às drogas mais rígidas do planeta e as sentenças por porte de entorpecentes, mesmo em pequenas quantidades, podem ser muito duras.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)