(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Terremoto no Nepal afetou oito milhões de pessoas

Mais de 5 mil pessoas morreram e outras 8 mil ficaram feridas, de acordo com o último balanço divulgado pelas autoridades nepalesas


postado em 28/04/2015 06:01 / atualizado em 28/04/2015 09:49

(foto: Omar Havana)
(foto: Omar Havana)
Oito milhões de pessoas foram afetadas pelo terremoto devastador no Nepal, um país de quase 28 milhões de habitantes, anunciou a ONU. Mais de 1,4 milhão de pessoas precisam de ajuda urgente, com alimentos, água e abrigo, segundo as Nações Unidas.

O terremoto que abalou o Nepal no sábado deixou mais de 5 mil mortos e quase 8 mil feridos, segundo o balanço mais recente das autoridades nepalesas. As equipes de resgate prosseguiam com as buscas por vítimas do terremoto no Nepal nas zonas mais remotas do país. 

"Recebemos pedidos de ajuda de todas as partes, mas ainda não conseguimos iniciar o resgate em muitas áreas porque não temos equipamento e socorristas com experiência", disse o primeiro-ministro nepalês Sushil Koirala, para quem a ajuda às vítimas representa um "enorme desafio".

Após o terremoto de 7,8 graus de magnitude, muitas regiões do país precisam de água e alimentos, enquanto na capital Katmandu milhares de pessoas invadem lojas e postos de gasolina.



O balanço oficial de vítimas é de 5.057 mortos e 7.953 feridos, anunciou Laxmi Prasad Dhakal, porta-voz do ministério do Interior. A ONU calcula em oito milhões o número de pessoas afetadas pela tragédia. Esta é a maior catástrofe no Nepal nos últimos 80 anos. O terremoto também afetou a Índia, onde morreram 73 pessoas, e a região chinesa do Tibete, com 25 mortos.

O balanço de vítimas no Nepal pode aumentar consideravelmente depois que as equipes de resgate conseguirem chegar às zonas mais remotas do país, como a região de Lamjung, 70 km ao oeste da capital, epicentro do tremor e ainda isolada. "Aqui a situação não é boa. Muitas pessoas perderam as casas, falta água e comida", disse Udav Prasad Timilsina, funcionário do governo do distrito vizinho de Gorkha.

"Não conseguimos tratar os feridos. Precisamos urgentemente de água, comida, remédios e lojas. As equipes de resgate estão chegando, mas precisamos de ajuda", completou.

O terremoto também provocou uma avalanche no Everest, o que sepultou com neve e rochas uma parte do campo base em plena temporada de escalada e deixou 18 mortos.

O governo dos Estados Unidos confirmou na segunda-feira a morte de dois americanos e a Austrália o falecimento de uma cidadã do país. Durante a segunda-feira, helicópteros resgataram alpinistas que permaneciam retidos no Everest.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)