(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Toma posse Loretta Lynch, primeira secretária de Justiça negra dos EUA


postado em 27/04/2015 17:22

A primeira secretária de Justiça negra dos Estados Unidos, Loretta Lynch, foi empossada nesta segunda-feira pelo vice-presidente Joe Biden, que a encorajou a "avançar rumo a uma maior unidade" no país.

Filha de um pastor batista que defendeu os direitos civis 50 anos atrás em Greensboro, Carolina do Norte, Loretta Lynch salientou que ela é a prova de que é possível "fazer tudo".

"Nós podemos restaurar a confiança e a fé em nossas leis e naqueles que têm de fazer respeitar", declarou Lynch, em referência aos abusos policiais recentes que afetaram negativamente a relação entre a comunidade negra e a polícia.

Loretta Lynch, 55 anos, se tornou a primeira mulher negra a comandar o Departamento de Justiça e sucede Eric Holder, também negro, que entregou o cargo após seis anos de mandato.

Pouco antes de prestar juramento sobre a Bíblia, na presença de sua família e de parlamentares democratas na sala de conferências do departamento, a nova procuradora-geral prometeu "equipar o sistema de justiça penal de força e equidade para proteger (...) os direitos de todos".

Nos Estados Unidos, os membros do gabinete presidencial devem obter o consentimento do Senado. Mas Loretta Lynch quebrou o recorde nesta matéria: a confirmação pelo Senado levou 167 dias. O presidente Barack Obama a nomeou em novembro de 2014.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)