(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sudão acusa missão da ONU e da UA de matar sete civis em Darfur


postado em 26/04/2015 22:31

O governo sudanês acusou neste domingo a missão das Nações Unidas e a União Africana em Darfur, Unamid, de matar sete civis. A força internacional havia assegurado previamente que seus soldados haviam reagido a dois ataques de homens armados.

A Unamid disse que 40 homens armados atiraram na quinta-feira contra uma patrulha na região de Kass, no sul de Darfur, e que quatro deles morreram no combate com os soldados. Outra patrulha teria sido alvo de disparos um dia depois.

O ministério das Relações Exteriores do Sudão disse, contudo, que os soldados da força conjunta perseguiram um grupo que havia roubado seu caminhão-pipa e mataram a disparos cinco homens que buscavam seu "gado roubado" na mesma área.

A chancelaria afirma também que os militares dispararam contra os moradores que protestaram contra o incidente na base local da Unamid na quinta e na sexta-feira. Nesse dia, mais duas pessoas teriam morrido.

Segundo a Unamid, quatro atiradores morreram na quinta e ninguém na sexta-feira.

Jartum pediu à ONU que sua missão "siga as regras de conduta e respeite as leis e os regulamentos" no Sudão. Caso o contrário, completou, "o governo sudanês fará o que considerar oportuno para preservar os direitos de seus cidadãos e preservar suas vidas".

Segundo o comunicado, uma comissão investigará esses acontecimentos.

A Unamid não reagiu até o momento, embora seu representante Abiodun Bashua tenha desmentido no sábado as matérias publicadas pela imprensa sudanesa sobre um eventual início das hostilidades por parte dos soldados da força conjunta.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)