(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Kerry se reunirá com chanceler iraniano em NY na segunda-feira


postado em 26/04/2015 19:22

O secretário de Estado americano, John Kerry, se reunirá na próxima segunda-feira com seu homólogo iraniano em Nova York, no primeiro encontro após a maratona de negociações que selou o acordo-quadro sobre o programa nuclear iraniano.

Kerry manterá as discussões com o ministro das Relações Exteriores iraniano Mohammed Javad Zarif à margem da conferência do Tratado de Não Proliferação (TNP) na sede das Nações Unidas, disse neste domingo um alto funcionário do Departamento de Estado.

Será a primeira reunião entre ambos chanceleres desde a conclusão do acordo de 2 de abril na Suíça, onde foram definidas as linhas gerais do acordo final sobre o controverso programa nuclear, em discussão há uma década.

A data limite fixada pelos negociadores para chegar a um acordo definitivo com Teerã é o dia 30 de junho.

O Ocidente quer assegurar que o programa nuclear iraniano seja puramente civil. Teerã espera, em troca, a suspensão das sanções internacionais.

Kerry pronunciará na segunda-feira um discurso na conferência do TNP. Sua agenda de segunda-feira prevê também reuniões com o colega americano da Defesa, Ash Carter, e com o chefe da diplomacia japonesa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)