(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Nigéria chama de volta para consultas diplomatas na África do Sul


postado em 26/04/2015 17:01

Lagos, 26 - A Nigéria chamou de volta para consultas seus principais diplomatas na África do Sul por causa da "contínua xenofobia contra imigrantes", segundo um comunicado do governo.

Sete pessoas foram mortas nos ataques contra imigrantes que iniciaram há três semanas na África do Sul. Propriedades foram destruídas e a violência "gerou medo e incerteza nas mentes dos imigrantes africanos", dizia o comunicado do Ministério das Relações Exteriores.

O embaixador da Nigéria em Pretória, capital da África do Sul, e o cônsul-geral em Johannesburgo, irão retornar à Nigéria para consultas.

O comunicado, divulgado no sábado, salientou o fato de muitos sul-africanos terem organizado e participado de marchas pela paz e que o presidente do país, Jacob Zuma, condenou os ataques, assim como Goodwill Zwelithini, o rei Zulu, cujos comentários anteriores teriam incitado a violência.

Políticos nigerianos pediram que o governo da África do Sul repare os danos causados aos imigrantes e um grupo de direitos humanos nigeriano fez reclamações à Corte de Justiça Internacional.

No domingo, o governo da África do Sul criticou a ação do governo nigeriano e classificou-a como "uma medida infeliz e lamentável", em um comunicado divulgado pelo Departamento Internacional de Cooperação. Fonte: Associated Press.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)