(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Justiça francesa investiga construtora por trabalho escravo no Catar


postado em 25/04/2015 14:55

O ministério público de Nanterre, no oeste de Paris, informou neste sábado à AFP que abriu uma investigação para "verificar alegações" de uma ONG que acusa a construtora francesa Vinci de recorrer a "trabalho forçado" de imigrantes para sua obras no Catar.

"O objetivo da investigação, que foi aberta há cerca de 15 dias, é verificar, através de audiências realizadas na França, das alegações da associação Sherpa", explicou a procuradora de Nanterre, Catherine Denis.

Dependendo os resultados da investigação na França, outra pode ser aberta no Catar, "depois do verão (europeu)", avisou.

A associação Sherpa, que defende populações vítimas de crimes econômicos, apresentou uma denúncia no final de março, contra Vinci Construction Grands Projets (VCGP) por "trabalho forçado" e "redução à escravidão" de operários, em obras ligadas à Copa do Mundo de 2022, no Catar.

A queixa também tem como alvo seis executivos franceses, entre eles Yannick Garillon, diretor-geral de QDVC, filial do grupo Vinci, e Alain Bonnot, presidente da VCGP.

A ONG fez suas próprias investigações no Catar e constatou que trabalhadores imigrantes tiveram seus passaportes confiscados e foram vítimas de ameaças. A organização afirma que estas empresas recorreram a "diversas ameaças para reduzir uma população vulnerável a condições de trabalho e alojamento indignas, além de uma remuneração irrisória".

A Vinci negou "totalmente" as acusações e convidou representantes de Sherpa e jornalistas a observar as condições de trabalho nos canteiros de obra do Catar.

A construtura prestou queixa contra a associação por difamação e pediu 300.000 euros por danos morais.

A empresa francesa tem faturamento anual de 40 bilhões de euros e emprega 191.000 trabalhadores no mundo inteiro. Nos últimos anos, fechou vários contratos milionários no Catar, inclusive para a construção do metrô da cidade de Lusail.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)