(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Montanhistas ficam bloqueados no Everest por terremoto no Nepal


postado em 25/04/2015 09:01

Vários montanhistas que estavam no monte Everest ficaram bloqueados após o terremoto que atingiu neste sábado o Nepal, informou um jornalista da AFP no local.

"O terremoto nos surpreendeu no Everest. Estamos bem (...) está nevando, então não há helicópteros a caminho", disse em uma mensagem de texto um jornalista da AFP que se aproximava do campo-base.

Dois montanhistas experientes contaram que o pânico se apoderou do campo-base, que estava repleto de gente e sofreu graves danos. Outra pessoa explicou que o terremoto provocou uma enorme avalanche.

"Precisei sair correndo da minha barraca para salvar a vida. Ileso. Muita, muita gente, na montanha", tuitou o montanhista romeno Alex Gavan, que se preparava para escalar o Lhotse, o quarto pico mais alto do mundo.

Outro alpinista, Daniel Mazur, disse que sua equipe ficou bloqueada no campo um devido ao tremor.

"Um enorme terremoto acaba de atingir o Everest. O campo base ficou muito danificado. Nossa equipe está presa no campo um. Por favor, rezem por todos", tuitou.

Dezesseis guias morreram no ano passado em uma avalanche no Everest, que levou as autoridades a fechar o acesso à montanha, uma decisão sem precedentes.

Setecentos montanhistas encontram-se no distrito de Solukhumbhu, que inclui o Everest, e acredita-se que 300 estejam no campo base, disse um funcionário da polícia, Chandra Dev Rai.

"Estamos tentando falar com eles para ver se estão bem, mas os telefones não funcionam", disse Rai.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)