(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Al-Qaeda e aliados se apoderam de cidade síria de Jisr al-Shughur


postado em 25/04/2015 08:46

O braço sírio da Al-Qaeda e outros grupos rebeldes islamitas tomaram neste sábado o controle de quase toda a cidade estratégica de Jisr al-Shughur, na província de Idleb (noroeste), informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

"A Frente al-Nosra e batalhões islamitas entraram em Jisr al-Shughur nesta manhã depois de combates violentos com as forças do regime desde quinta-feira", explicou Rami Abdel Rahman, diretor do OSDH, que conta com uma rede de fontes militares civis e médicas no país.

"Tomaram o controle de quase toda a cidade e as forças do regime estão fugindo", acrescentou.

O OSDH contabilizou ao menos 60 cadáveres das forças do regime em várias ruas da cidade e afirma que os combates prosseguem em alguns bairros do sudoeste.

Esta coalizão de combatentes, chamada de Exército da Conquista, havia tomado no fim de março a cidade de Idleb, a segunda capital provincial que o regime perde em quatro anos de guerra, depois de Raqa (norte), convertida em reduto do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) na Síria.

Uma fonte militar síria, citada pela agência oficial Sana, afirmou que "a aviação bombardeou grupos terroristas na região de Jisr al-Shughur e destruiu veículos militares, matando os terroristas que estavam neles".

Estratégica

Jisr al-Shughur era um dos últimos redutos do regime na província de Idleb e tem um grande valor estratégico por estar perto da fronteira turca e da estrada que leva à província de Latakia, reduto do presidente sírio Bashar al-Assad.

A presença do regime na província de Idleb se limita agora à cidade de Ariha, que se encontra a 25 km de Jisr al-Shughur, e de Al-Mastumé, perto de Ariha.

"Esta cidade é mais importante que a de Idleb porque se encontra perto da província de Latakia e de regiões controladas pelo regime na parte nordeste da província de Hama", explicou o presidente do OSDH.

Segundo Abdel Rahman, "milhares de combatentes (jihadistas e rebeldes) se encontram na cidade e os confrontos continuam".

A televisão síria informou sobre "combates violentos em Jisr al-Shughur e em seus arredores".

Segundo uma conta do Twitter oficial da Al-Nosra, a cidade de Jisr al-Shughur foi liberada. Outras contas jihadistas mostram fotografias com bandeiras do braço sírio da Al-Qaeda ondeando em uma praça da cidade.

No início da revolta contra Bashar al-Assad, milhares de sírios participaram de manifestações em Jisr al-Shughur, reprimidas duramente pelo regime.

A cidade também foi palco da primeira operação de envergadura dos rebeldes contra as forças policiais do regime. De 4 a 6 de junho de 2011, 140 policiais morreram nela em um ataque dos primeiros insurgentes, que eram sobretudo desertores do exército. Mas as forças do regime retomaram o controle rapidamente.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)