(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Parlamento grego autoriza transferência de fundos de organismos públicos ao Estado


postado em 25/04/2015 00:37

O Parlamento grego aprovou na noite desta sexta-feira um polêmico decreto que obriga os organismos públicos e as autoridades locais a transferir suas reservas de fundos para o Banco Central do país visando enfrentar as dificuldades financeiras do Estado.

O decreto, aprovado unicamente com os votos da maioria governista formada pela esquerda radical e os nacionalista, foi qualificado de inconstitucional pela oposição, especialmente por conservadores e socialistas, que acusaram o governo de extrapolar as negociações com UE e FMI, credores do país.

A medida busca cobrir "as necessidades urgentes do Estado, que atingem 3 bilhões de euros durante os próximos 15 dias".

No total, a transferência obrigatória dos fundos de quase 1.400 órgãos públicos (universidades, hospitais e etc.) e de administrações locais deve somar cerca de 1,5 bilhão de euros, segundo estimativas do governo.

A Grécia necessita de fundos devido ao estancamento das negociações com União Europeia e Fundo Monetário Internacional, e ao atraso da última parcela do empréstimo concedido ao país, de 7,2 bilhões de euros.

Durante a reunião desta sexta-feira do Eurogrupo em Riga, os ministros da Fazenda da zona do euro não chegaram a qualquer acordo, apesar de meses de negociações.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)